Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A gestão escolar no marco legal da ldb: formação e exercício profissional na Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE

Autor(es):
Sousa, Esmeraldina Januario De

Palavras Chaves:
Gestão Escolar; Formação continuada; Acompanhamento e monitoramento; LDB; Fortaleza.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A pesquisa intitulada A Gestão Escolar no Marco Legal da LDB: Formação e Exercício Profissional na Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE, originou-se da prática profissional da pesquisadora na área de gestão escolar e tem como objetivo avaliar as ações de formação continuada ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza/CE aos gestores escolares e a construção do modelo de gestão escolar nas escolas públicas nos últimos vinte anos. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura sobre gestão escolar e suas múltiplas dimensões, a partir de autores como Paro (2006, 2012), Lück (2000), Dourado (2013), Sousa (2009, 2011), Oliveira (2014) e outros. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, com adoção de estudo de caso, e coleta de dados realizada por meio de questionário e entrevista semiestruturada, numa amostra de oito sujeitos, sendo quatro diretores de escolas e quatro superintendentes escolares que trabalham nos Distritos de Educação. Os resultados encontrados respondem à questão-problema desse estudo, mostrando que, de modo geral, a formação continuada dos gestores escolares contribui para melhorar a prática gerencial e os desafios inerentes as escolas da Rede Municipal de Fortaleza/CE. Entretanto, é importante registrar dificuldades na condução de uma política municipal de formação de gestores escolares por parte da SME, observadas pelos entrevistados, ao apontarem a fragmentação das iniciativas, sem identidade institucional, ofertadas de forma pontual e com lacunas de temas que emergem do cotidiano escolar. A pesquisa, apesar de suas limitações, aponta caminhos para as discussões em torno da formação continuada de gestores escolares em geral, considerando como variável importante, os contextos nos quais as escolas estão inseridas.

Abstract:
The research entitled School Management in the Legal Framework of LDB: Professional Training and Exercise in the Municipal Public Network of Fortaleza/CE, originated from the researcher's professional practice in the area of school management and aims to evaluate the continuing education actions offered by the Municipal Education Secretariat of Fortaleza/CE to school managers and the construction of the school management model in public schools in the last twenty years. The methodology used consists of literature review about school management and its multiple dimensions, from authors like Paro (2006, 2012), Lück (2000), Dourado (2013), Sousa (2009, 2011), Oliveira (2014) and others. It characterizes as a qualitative research, with case study, and data survey by questionnaire and semi-structured interview, in a sample of eight subjects, being four school directors and four school superintendents that work in Regional Education Superintendences. The results answer to the problem question of this study, showing that, in a general way, the continuing education of school managers contributes to improve the managerial practice and the challenges inherent to the county schools of Fortaleza/CE. However, it is important to register difficulties in the conduction of a county qualification policy of school managers by SME, observed by the interviewees, when they point to the initiative fragmentation, without institutional identity, offered sporadically and with gaps of themes emerging from the schools everyday. Despite its limitations, the research points to discussion paths around the continuing education of school managers in general, considering as important variable the contexts in which the schools are inserted.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Esmeraldina Januario De. A gestão escolar no marco legal da ldb: formação e exercício profissional na Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1