A gestão escolar no marco legal da LDB: formação e exercício profissional na rede pública municipal de Fortaleza/CE
Autor(es):
Sousa, Esmeraldina Januario De
Palavras Chaves:
Gestão Escolar; Formação continuada; Acompanhamento e monitoramento; LDB; Fortaleza.
Ano de Publicação:
2020
Resumo:
A pesquisa intitulada A Gestão Escolar no Marco Legal da LDB: Formação e Exercício
Profissional na Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE, originou-se da prática profissional
da pesquisadora na área de gestão escolar e tem como objetivo avaliar as ações de formação
continuada ofertadas pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza/CE aos gestores
escolares e a construção do modelo de gestão escolar nas escolas públicas nos últimos vinte
anos. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura sobre gestão escolar e suas
múltiplas dimensões, a partir de autores como Paro (2006, 2012), Lück (2000), Dourado (2013),
Sousa (2009, 2011), Oliveira (2014) e outros. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza
qualitativa, com adoção de estudo de caso, e coleta de dados realizada por meio de questionário
e entrevista semiestruturada, numa amostra de oito sujeitos, sendo quatro diretores de escolas e
quatro superintendentes escolares que trabalham nos Distritos de Educação. Os resultados
encontrados respondem à questão-problema desse estudo, mostrando que, de modo geral, a
formação continuada dos gestores escolares contribui para melhorar a prática gerencial e os
desafios inerentes as escolas da Rede Municipal de Fortaleza/CE. Entretanto, é importante
registrar dificuldades na condução de uma política municipal de formação de gestores escolares
por parte da SME, observadas pelos entrevistados, ao apontarem a fragmentação das iniciativas,
sem identidade institucional, ofertadas de forma pontual e com lacunas de temas que emergem
do cotidiano escolar. A pesquisa, apesar de suas limitações, aponta caminhos para as discussões
em torno da formação continuada de gestores escolares em geral, considerando como variável
importante, os contextos nos quais as escolas estão inseridas.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Formação continuada. Acompanhamento e monitoramento.
LDB. Fortaleza.
Abstract:
The research entitled School Management in the Legal Framework of LDB: Professional
Training and Exercise in the Municipal Public Network of Fortaleza/CE, originated from the
researcher's professional practice in the area of school management and aims to evaluate the
continuing education actions offered by the Municipal Education Secretariat of Fortaleza/CE
to school managers and the construction of the school management model in public schools in
the last twenty years. The methodology used consists of literature review about school
management and its multiple dimensions, from authors like Paro (2006, 2012), Lück (2000),
Dourado (2013), Sousa (2009, 2011), Oliveira (2014) and others. It characterizes as a
qualitative research, with case study, and data survey by questionnaire and semi-structured
interview, in a sample of eight subjects, being four school directors and four school
superintendents that work in Regional Education Superintendences. The results answer to the
problem question of this study, showing that, in a general way, the continuing education of
school managers contributes to improve the managerial practice and the challenges inherent to
the county schools of Fortaleza/CE. However, it is important to register difficulties in the
conduction of a county qualification policy of school managers by SME, observed by the
interviewees, when they point to the initiative fragmentation, without institutional identity,
offered sporadically and with gaps of themes emerging from the schools everyday. Despite its
limitations, the research points to discussion paths around the continuing education of school
managers in general, considering as important variable the contexts in which the schools are
inserted.
Keywords: School management. Continuing education. Follow-up and monitoring. LDB.
Fortaleza
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Sousa, Esmeraldina Januario De. A gestão escolar no marco legal da LDB: formação e exercício profissional na rede pública municipal de Fortaleza/CE. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1