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Repositório Institucional - UECE
Título:
Significados e sentidos produzidos sobre a formação no Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental

Autor(es):
Oliveira, Genira Fonseca De

Palavras Chaves:
Desenvolvimento Profissional; Formação Docente; Professor do 2º ano.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O estudo tem como objetivo compreender os significados e sentidos produzidos sobre a formação no Programa Alfabetização na Idade Certa, a partir das narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental. A escolha por investigar este ano se justifica em função da referida etapa ter papel de destaque no contexto atual da educação brasileira, quando esses professores são convocados a desenvolver uma prática que dê conta das exigências relacionadas ao desempenho acadêmico dos alunos, nas avaliações externas a que as escolas estão submetidas. A pesquisa se ancora numa perspectiva qualitativa, orientada com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, idealizada por Vigotski, que concebe o homem como ser social e historicamente constituído. Deste modo, as vozes dos professores ocupam lugar central no estudo. Alinhado a esse pensamento, conduziu-se os estudos à luz do método (auto) biográfico, por permitirem analisar os modos como os indivíduos dão forma às experiências e sentido à existência na interação com o outro. Para fins de apreensão do objeto de estudo, foram combinadas análise de documentos e entrevista narrativa. Para a análise dos dados, adotamos os pressupostos da Análise Textual Discursiva, de onde emergiram categorias, a saber, ingresso na docência, reverberações na prática docente, implicações do processo formativo e necessidades formativas. As análises destacaram que a formação inicial marca o ingresso dos dois professores na docência, significada pelas influências familiares, e ressaltaram as lacunas existentes na graduação e no entendimento da pós-graduação como adendo à formação inicial. Os sentidos produzidos sobre a formação no PAIC se revelam pelo entendimento de um processo formativo que direciona seu fazer pedagógico, amparado por uma ideia prospectiva de resultados. O papel do formador é significado pelos sujeitos a partir do momento que promove um “jeito diferente” de trabalhar com o material estruturado, tendo em vista que a sua prática se desenvolve pautada pelo uso desse material. As narrativas ainda revelam a atribuição de um sentido constituído a partir de suas experiências vivenciadas em sala de aula e do que acreditam ser necessário para o exercício da docência, conforme as exigências do Programa. Assim, é visível a satisfação com as formações, pois os professores compreendem que a forma como elas são realizadas atende as suas necessidades formativas. No entanto, se ressentem da falta de apoio e de acompanhamento às atividades realizadas em sala de aula. Os resultados reiteram a necessidade de um processo formativo concebido à luz da realidade dos professores em seus contextos de atuação, atentando para os seus interesses e para as suas necessidades formativas.

Abstract:
The study aims to understand the meanings and senses produced about training in the Literacy Program at the Right Age (PAIC), based on the narratives of teachers from the 2nd year of elementary school. The choice to investigate this year is justified because this stage has a prominent role in the current context of Brazilian education, when these teachers are called upon to develop a practice that meets the requirements related to students' academic performance in external assessments schools are submitted. The research is anchored in a qualitative perspective, based on the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Theory, idealized by Vigotski, who conceives Man as a socially and historically constituted being. Thus, the voices of teachers occupy a central place in this study. Aligned with this thought, the studies were conducted in the light of the (auto) biographical method, because they allow analyzing the ways in which individuals shape experiences, meaning to existence, in interaction with others. For purposes of apprehending the object of study, document analysis and narrative interview were combined. For the analysis of the data, we adopted the assumptions of Textual Discursive Analysis, from which the following categories emerged: admission to teaching; reverberations in teaching practice; implications of the training process and training needs. The analyzes highlighted that the initial training marks the entry of the two teachers in teaching, signified by family influences; they highlight the existing gaps in the graduate program and the understanding of the undergraduate program as an addendum to initial training. The meanings produced about training at PAIC are revealed by the understanding of a training process that directs their pedagogical practice, supported by a prospective idea of results. The role of the trainer is signified by the subjects through the moment that promotes a “different way” of working with the structured material, considering that their practice is based on the use of this material. The narratives also reveal the attribution of a meaning constituted from their experiences in the classroom and from what they believe is necessary for the exercise of teaching, according to the requirements of the Program. Thus, satisfaction with training is visible, because they understand that the way they are carried out meets their training needs. However, they resent the lack of support and monitoring of activities carried out in the classroom. The results reiterate the need for a training process conceived in the light of the reality of teachers in their contexts of performance, paying attention to their interests and training needs.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Genira Fonseca De. Significados e sentidos produzidos sobre a formação no Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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