Significados e sentidos produzidos sobre a formação no Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental
Autor(es):
Oliveira, Genira Fonseca De
Palavras Chaves:
Desenvolvimento Profissional; Formação Docente; Professor do 2º ano.
Ano de Publicação:
2020
Resumo:
O estudo tem como objetivo compreender os significados e sentidos produzidos sobre a formação
no Programa Alfabetização na Idade Certa, a partir das narrativas de professores do 2º ano do
ensino fundamental. A escolha por investigar este ano se justifica em função da referida etapa ter
papel de destaque no contexto atual da educação brasileira, quando esses professores são
convocados a desenvolver uma prática que dê conta das exigências relacionadas ao desempenho
acadêmico dos alunos, nas avaliações externas a que as escolas estão submetidas. A pesquisa se
ancora numa perspectiva qualitativa, orientada com base nos pressupostos teórico-metodológicos
da Teoria Histórico-Cultural, idealizada por Vigotski, que concebe o homem como ser social e
historicamente constituído. Deste modo, as vozes dos professores ocupam lugar central no
estudo. Alinhado a esse pensamento, conduziu-se os estudos à luz do método (auto) biográfico,
por permitirem analisar os modos como os indivíduos dão forma às experiências e sentido à
existência na interação com o outro. Para fins de apreensão do objeto de estudo, foram
combinadas análise de documentos e entrevista narrativa. Para a análise dos dados, adotamos os
pressupostos da Análise Textual Discursiva, de onde emergiram categorias, a saber, ingresso na
docência, reverberações na prática docente, implicações do processo formativo e necessidades
formativas. As análises destacaram que a formação inicial marca o ingresso dos dois professores
na docência, significada pelas influências familiares, e ressaltaram as lacunas existentes na
graduação e no entendimento da pós-graduação como adendo à formação inicial. Os sentidos
produzidos sobre a formação no PAIC se revelam pelo entendimento de um processo formativo
que direciona seu fazer pedagógico, amparado por uma ideia prospectiva de resultados. O papel
do formador é significado pelos sujeitos a partir do momento que promove um “jeito diferente” de
trabalhar com o material estruturado, tendo em vista que a sua prática se desenvolve pautada pelo
uso desse material. As narrativas ainda revelam a atribuição de um sentido constituído a partir de
suas experiências vivenciadas em sala de aula e do que acreditam ser necessário para o exercício
da docência, conforme as exigências do Programa. Assim, é visível a satisfação com as
formações, pois os professores compreendem que a forma como elas são realizadas atende as suas
necessidades formativas. No entanto, se ressentem da falta de apoio e de acompanhamento às
atividades realizadas em sala de aula. Os resultados reiteram a necessidade de um processo
formativo concebido à luz da realidade dos professores em seus contextos de atuação, atentando
para os seus interesses e para as suas necessidades formativas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Formação Docente. Professor do 2º ano.
Abstract:
The study aims to understand the meanings and senses produced about training in the Literacy
Program at the Right Age (PAIC), based on the narratives of teachers from the 2nd year of
elementary school. The choice to investigate this year is justified because this stage has a
prominent role in the current context of Brazilian education, when these teachers are called upon
to develop a practice that meets the requirements related to students' academic performance in
external assessments schools are submitted. The research is anchored in a qualitative perspective,
based on the theoretical-methodological assumptions of Historical-Cultural Theory, idealized by
Vigotski, who conceives Man as a socially and historically constituted being. Thus, the voices of
teachers occupy a central place in this study. Aligned with this thought, the studies were
conducted in the light of the (auto) biographical method, because they allow analyzing the ways in
which individuals shape experiences, meaning to existence, in interaction with others. For
purposes of apprehending the object of study, document analysis and narrative interview were
combined. For the analysis of the data, we adopted the assumptions of Textual Discursive
Analysis, from which the following categories emerged: admission to teaching; reverberations in
teaching practice; implications of the training process and training needs. The analyzes
highlighted that the initial training marks the entry of the two teachers in teaching, signified by
family influences; they highlight the existing gaps in the graduate program and the understanding
of the undergraduate program as an addendum to initial training. The meanings produced about
training at PAIC are revealed by the understanding of a training process that directs their
pedagogical practice, supported by a prospective idea of results. The role of the trainer is signified
by the subjects through the moment that promotes a “different way” of working with the
structured material, considering that their practice is based on the use of this material. The
narratives also reveal the attribution of a meaning constituted from their experiences in the
classroom and from what they believe is necessary for the exercise of teaching, according to the
requirements of the Program. Thus, satisfaction with training is visible, because they understand
that the way they are carried out meets their training needs. However, they resent the lack of
support and monitoring of activities carried out in the classroom. The results reiterate the need for
a training process conceived in the light of the reality of teachers in their contexts of performance,
paying attention to their interests and training needs.
Keywords: Professional Development. Teacher Training. 2nd year teacher. Meanings and Senses.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Oliveira, Genira Fonseca De. Significados e sentidos produzidos sobre a formação no Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
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