Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CARTOGRAFIA DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO, DOS SABERES E DAS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

Autor(es):
RIBEIRO, RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
Não informado

Resumo:
O  trabalho docente articulado à constituição de saberes,  à  formação e  às  práticas  de esnino
dos professores  estabelece  elementos essenciais para uma prática que  atende  às  necessidades
de  formação  como  uma  ação  essencialmente  pedagógica,  temporal,  com  intencionalidade
social, política e educacional.  O problema da investigação respondeu  à  questão:  como foram
constituídos  os  percursos  de  formação  e  os  saberes  mobilizados  nas  práticas  de  ensino  dos
professores que  lecionaram a disciplina de Didática nos cursos de Licenciatura da UECE?  O
estudo teve como objetivo  compreender, por meio da postura cartográfica,  a  constituição  do
percurso  de  formação,  dos  saberes  docentes  e  das  práticas  de  ensino  dos  professores  de
Didática nos Cursos de Licenciatura da UECE.  Como pressuposto a  cartografia dos percursos
de  formação  considerando  a  trama  da  história  desses  sujeitos  durante  seu  exercício
profissional  estabelecendo  as  relações  tecidas  por  meio  dos  sentidos  e  significados  para  o
trabalho  docente.  A  metodologia  apresentou  uma  abordagem  qualitativa,  com  ênfase  no
estudo  de  caso,  pesquisa  teórica,  de  campo  e  documental,  fundamentada  na  postura
cartográfica como atitude investigativa.  Teve como sujeitos  12  professores que ministraram a
disciplina  de  Didática  nos  cursos  de  licenciatura  dos  campi  Itaperi  e  Fátima.  Como  marco
temporal o  período de 2008 a 2015.  Para coleta e  análise dos dados  foi  utilizada  entrevistas
semiestruturada. O referencial teórico teve suporte em Nóvoa (1992), Libâneo (1994), Candau
(2000),  Tardif  (2010),  Pimenta  (2012),  Gauthier  et  al.  (2013),  Passos,  Kastrup  e  Escóssia
(2015). Os dados apontaram que a Didática como campo de conhecimento pedagógico merece
destaque  em  nossas  discussões  porque  implica  processo  de  desenvolvimento  profissional
docente,  com  suporte  na  estreita  relação  entre  ensino  e  aprendizagem.  Conclui-se  que  as
escolhas  e  tomadas  de  decisões  dos  professores  durante  seu  percurso  formativo  não  se
relacionam  diretamente  aos  conhecimentos  específicos  para  o  campo  da  Didática,  o  que
evidenciou que a complexidade do repertório de  saberes e conhecimentos  é  constituída  pelos
docentes como saberes plurais, experienciais, disciplinares, curriculares e da ação pedagógica.
Defende-se a Tese de que a constituição dos saberes dos professores da disciplina de Didática
se materializa  no  percurso de formação  seguindo  diferentes  trajetórias em diversos  contextos
sociais  e  culturais,  portanto,  possuem  uma  particularidade  para  aprender  a  ensinar,  uma
formação  pedagógica específica  sendo conhecida e validada  pelos seus pares  e  sustentada no
repertório de saberes mobilizados em suas práticas de ensino.
Palavras-chave:  Postura  Cartográfica.  Formação.  Saberes.  Práticas  de  Ensino.  Percurso
Formativo.

Abstract:
The teaching work linked to the constitution of knowledge, training and teaching practices of
teachers  establishes  essential  elements  for  a  practice  that  meets  the  training  needs  as  an
essentially pedagogical,  temporal action, with social, political and educational intentionality.
The research problem answered the question: how were the training paths and the knowledge
mobilized in the teaching practices of the  teachers who taught the subject of Didactics in the
UECE Licentiate courses constituted? The study aimed to understand, through cartographic
posture,  the  constitution  of  the  training  path,  the  teaching  knowledge  and  the  teaching
practices  of  Didactics  teachers  in  the  UECE  Licentiate  Courses.  As  a  presupposition,  the
cartography of the training courses considering the plot of the history of these subjects during
their  professional  practice,  establishing  the  relationships  woven  through  the  senses  and
meanings  for  the  teaching  work.  The  methodology  presented  a  qualitative  approach,  with
emphasis  on  case  study,  theoretical,  field  and  documentary  research,  based  on  the
cartographic posture as an investigative attitude. The subjects were 12 teachers who taught the
subject of Didactics in the undergraduate courses  of  the Itaperi and Fátima campuses. As a
time frame, the period from 2008 to 2015. For data collection and analysis, semi-structured
interviews were used. The theoretical framework was supported by Nóvoa  (1992), Libâneo
(1994), Candau (2000), Tardif (2010), Pimenta (2012), Gauthier et al. (2013), Passos, Kastrup
and  Escóssia  (2015).  The  data  showed  that  Didactics  as  a  field  of  pedagogical  knowledge
deserves  to  be  highlighted  in  our  discussions  because  it  implies  a  process  of  professional
teacher development,  supported by the close relationship between teaching and learning. It is
concluded that the  choices and decision-making of teachers during their formative path are
not directly related to specific knowledge for the field of Didactics, which showed that the
complexity of the repertoire of knowledge and knowledge is constituted by teachers as plural,
experiential  knowledge  ,  disciplinary,  curricular  and  pedagogical  action.  The  thesis  is
defended  that  the  constitution  of  the  knowledge  of  the  teachers  of  the  Didactics  discipline
materializes  in  the  training  course  following  different  trajectories  in  different  social  and
cultural contexts, therefore, they have a particularity to learn to teach, a specific pedagogical
formation  being  known  and  validated  by  their  peers  and  supported  by  the  repertoire  of
knowledge mobilized in their teaching practices.
Keywords:  Cartographic  Posture.  Formation.  Knowledge.  Teaching  Practices.  Formative
paths.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
RIBEIRO, RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA. CARTOGRAFIA DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO, DOS SABERES E DAS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). 2019. Sem Numeração Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1