CARTOGRAFIA DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO, DOS SABERES
E DAS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA
DE DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
Autor(es):
RIBEIRO, RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
Não informado
Resumo:
O trabalho docente articulado à constituição de saberes, à formação e às práticas de esnino dos professores estabelece elementos essenciais para uma prática que atende às necessidades de formação como uma ação essencialmente pedagógica, temporal, com intencionalidade social, política e educacional. O problema da investigação respondeu à questão: como foram constituídos os percursos de formação e os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores que lecionaram a disciplina de Didática nos cursos de Licenciatura da UECE? O estudo teve como objetivo compreender, por meio da postura cartográfica, a constituição do percurso de formação, dos saberes docentes e das práticas de ensino dos professores de Didática nos Cursos de Licenciatura da UECE. Como pressuposto a cartografia dos percursos de formação considerando a trama da história desses sujeitos durante seu exercício profissional estabelecendo as relações tecidas por meio dos sentidos e significados para o trabalho docente. A metodologia apresentou uma abordagem qualitativa, com ênfase no estudo de caso, pesquisa teórica, de campo e documental, fundamentada na postura cartográfica como atitude investigativa. Teve como sujeitos 12 professores que ministraram a disciplina de Didática nos cursos de licenciatura dos campi Itaperi e Fátima. Como marco temporal o período de 2008 a 2015. Para coleta e análise dos dados foi utilizada entrevistas semiestruturada. O referencial teórico teve suporte em Nóvoa (1992), Libâneo (1994), Candau (2000), Tardif (2010), Pimenta (2012), Gauthier et al. (2013), Passos, Kastrup e Escóssia (2015). Os dados apontaram que a Didática como campo de conhecimento pedagógico merece destaque em nossas discussões porque implica processo de desenvolvimento profissional docente, com suporte na estreita relação entre ensino e aprendizagem. Conclui-se que as escolhas e tomadas de decisões dos professores durante seu percurso formativo não se relacionam diretamente aos conhecimentos específicos para o campo da Didática, o que evidenciou que a complexidade do repertório de saberes e conhecimentos é constituída pelos docentes como saberes plurais, experienciais, disciplinares, curriculares e da ação pedagógica. Defende-se a Tese de que a constituição dos saberes dos professores da disciplina de Didática se materializa no percurso de formação seguindo diferentes trajetórias em diversos contextos sociais e culturais, portanto, possuem uma particularidade para aprender a ensinar, uma formação pedagógica específica sendo conhecida e validada pelos seus pares e sustentada no repertório de saberes mobilizados em suas práticas de ensino. Palavras-chave: Postura Cartográfica. Formação. Saberes. Práticas de Ensino. Percurso Formativo.
Abstract:
The teaching work linked to the constitution of knowledge, training and teaching practices of teachers establishes essential elements for a practice that meets the training needs as an essentially pedagogical, temporal action, with social, political and educational intentionality. The research problem answered the question: how were the training paths and the knowledge mobilized in the teaching practices of the teachers who taught the subject of Didactics in the UECE Licentiate courses constituted? The study aimed to understand, through cartographic posture, the constitution of the training path, the teaching knowledge and the teaching practices of Didactics teachers in the UECE Licentiate Courses. As a presupposition, the cartography of the training courses considering the plot of the history of these subjects during their professional practice, establishing the relationships woven through the senses and meanings for the teaching work. The methodology presented a qualitative approach, with emphasis on case study, theoretical, field and documentary research, based on the cartographic posture as an investigative attitude. The subjects were 12 teachers who taught the subject of Didactics in the undergraduate courses of the Itaperi and Fátima campuses. As a time frame, the period from 2008 to 2015. For data collection and analysis, semi-structured interviews were used. The theoretical framework was supported by Nóvoa (1992), Libâneo (1994), Candau (2000), Tardif (2010), Pimenta (2012), Gauthier et al. (2013), Passos, Kastrup and Escóssia (2015). The data showed that Didactics as a field of pedagogical knowledge deserves to be highlighted in our discussions because it implies a process of professional teacher development, supported by the close relationship between teaching and learning. It is concluded that the choices and decision-making of teachers during their formative path are not directly related to specific knowledge for the field of Didactics, which showed that the complexity of the repertoire of knowledge and knowledge is constituted by teachers as plural, experiential knowledge , disciplinary, curricular and pedagogical action. The thesis is defended that the constitution of the knowledge of the teachers of the Didactics discipline materializes in the training course following different trajectories in different social and cultural contexts, therefore, they have a particularity to learn to teach, a specific pedagogical formation being known and validated by their peers and supported by the repertoire of knowledge mobilized in their teaching practices. Keywords: Cartographic Posture. Formation. Knowledge. Teaching Practices. Formative paths.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
RIBEIRO, RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA. CARTOGRAFIA DOS PERCURSOS DE FORMAÇÃO, DOS SABERES
E DAS PRÁTICAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA
DE DIDÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURAS
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). 2019. Sem Numeração Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1