Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CYBEROS: um ambiente virtual de aprendizagem imersivo para o ensino de sistemas operacionais

Autor(es):
Moura, Joselice Siebra

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A disciplina de Sistemas Operacionais (SO) tem como objetivo apresentar conceitos, mecanismos e procedimentos utilizados no desenvolvimento de sistemas operacionais, bem como tais elementos interferem no desenvolvimento dos softwares aplicativos. Professores e alunos enfrentam dificuldades no ensino e aprendizagem desta disciplina, pois, ela engloba definições e funcionamentos complexos, com modelos e estruturações físicas, lógicas e funcionais de várias especificidades como, por exemplo, estratégias de particionamentos, mapeamentos, alocações físicas e lógicas, concorrência de recursos, controles, sincronismos, monitorações, e outras operações difíceis de mentalizar e descrever. Mais difícil, ainda, é representar tais conceitos concretamente. Por esta razão, algumas metodologias vêm sendo estudadas e desenvolvidas a fim de minimizar essas dificuldades. Um dos recursos amplamente utilizados nesse processo é o uso de softwares educativos 2D que buscam simular as operações realizadas pelo SO. No entanto, softwares educativos tradicionais não possuem, algumas vezes, elementos que proporcionem a motivação do aluno na autonomia e construção do conhecimento. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas alternativas que podem complementar as atividades da sala de aula, tais como os ambientes virtuais imersivos, abre-se um leque de possibilidades para a criação de ambiente rico em interatividade, imersão e colaboração. Diante deste contexto, este trabalho descreve uma proposta de software educativo para o ensino e aprendizagem de SO, o CyberOS. O software foi desenvolvido em ambiente imersivo, 3D utilizando a plataforma OpenSim integrada ao Moodle. Os resultados dos testes realizados sobre o uso da ferramenta mostraram-se bastante promissor para sua ampla utilização em sala de aula, bem como em laboratórios de aulas práticas. O CyberOS apresenta também um amplo potencial para o ensino à distância. Palavras-chave: Sistemas operacionais. Software educativo. Ambiente virtual 3D. Moodle. OpenSim. CyberOS.

Abstract:
The course of Operating Systems (OS) aims to present concepts, mechanisms and procedures used in the development of operating systems, as well as how these elements interfere in the development of software applications. Teachers and students face difficulties in teaching and learning this discipline, because it encompasses complex definitions and functioning, with models and physical, logical and functional structures of various specificities, for example: strategies for partitioning, swapping, logical and physical allocations, concurrence for resources, timings, monitoring, and many difficult operations to conceive and describe. It is more difficult to represent these concepts in concrete terms. For that reason, some methodologies have been studied and developed to minimize these difficulties. One of the resources widely used in this process is the use of 2D educational software devoted to simulate the operations performed by the OS. However, traditional educational software many times does not have elements that provide the motivation of the student in the autonomy and construction of knowledge. With the advances in technology and the emergence of new alternatives that can complement the classroom activities, such as the virtual immersive environments, a range of possibilities emerges for the creation of an environment rich in interactivity, immersion and collaboration. Given this context, this work describes a proposal for educational software for the teaching and learning of OS, the CyberOS. The software was developed in a 3D immersive environment, using the OpenSim platform integrated with Moodle. The results of tests conducted on the use of the tool have shown to be very promising for its wide use in the classroom, as well as in laboratories for practical classes. The CyberOS also has a large potential for distance learning. Keywords: Operating System. Educational Software. 3D Virtual Environment. Moodle. OpenSim. CyberOS.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Moura, Joselice Siebra. CYBEROS: um ambiente virtual de aprendizagem imersivo para o ensino de sistemas operacionais. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1