CYBEROS: um ambiente virtual de aprendizagem imersivo para o ensino de sistemas operacionais
Autor(es):
Moura, Joselice Siebra
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A disciplina de Sistemas Operacionais (SO) tem como objetivo apresentar
conceitos, mecanismos e procedimentos utilizados no desenvolvimento de
sistemas operacionais, bem como tais elementos interferem no
desenvolvimento dos softwares aplicativos. Professores e alunos enfrentam
dificuldades no ensino e aprendizagem desta disciplina, pois, ela engloba
definições e funcionamentos complexos, com modelos e estruturações físicas,
lógicas e funcionais de várias especificidades como, por exemplo, estratégias
de particionamentos, mapeamentos, alocações físicas e lógicas, concorrência
de recursos, controles, sincronismos, monitorações, e outras operações difíceis
de mentalizar e descrever. Mais difícil, ainda, é representar tais conceitos
concretamente. Por esta razão, algumas metodologias vêm sendo estudadas e
desenvolvidas a fim de minimizar essas dificuldades. Um dos recursos
amplamente utilizados nesse processo é o uso de softwares educativos 2D que
buscam simular as operações realizadas pelo SO. No entanto, softwares
educativos tradicionais não possuem, algumas vezes, elementos que
proporcionem a motivação do aluno na autonomia e construção do
conhecimento. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas
alternativas que podem complementar as atividades da sala de aula, tais como
os ambientes virtuais imersivos, abre-se um leque de possibilidades para a
criação de ambiente rico em interatividade, imersão e colaboração. Diante
deste contexto, este trabalho descreve uma proposta de software educativo
para o ensino e aprendizagem de SO, o CyberOS. O software foi desenvolvido
em ambiente imersivo, 3D utilizando a plataforma OpenSim integrada ao
Moodle. Os resultados dos testes realizados sobre o uso da ferramenta
mostraram-se bastante promissor para sua ampla utilização em sala de aula,
bem como em laboratórios de aulas práticas. O CyberOS apresenta também
um amplo potencial para o ensino à distância.
Palavras-chave: Sistemas operacionais. Software educativo. Ambiente virtual
3D. Moodle. OpenSim. CyberOS.
Abstract:
The course of Operating Systems (OS) aims to present concepts, mechanisms
and procedures used in the development of operating systems, as well as how
these elements interfere in the development of software applications. Teachers
and students face difficulties in teaching and learning this discipline, because it
encompasses complex definitions and functioning, with models and physical,
logical and functional structures of various specificities, for example: strategies
for partitioning, swapping, logical and physical allocations, concurrence for
resources, timings, monitoring, and many difficult operations to conceive and
describe. It is more difficult to represent these concepts in concrete terms. For
that reason, some methodologies have been studied and developed to minimize
these difficulties. One of the resources widely used in this process is the use of
2D educational software devoted to simulate the operations performed by the
OS. However, traditional educational software many times does not have
elements that provide the motivation of the student in the autonomy and
construction of knowledge. With the advances in technology and the emergence
of new alternatives that can complement the classroom activities, such as the
virtual immersive environments, a range of possibilities emerges for the creation
of an environment rich in interactivity, immersion and collaboration. Given this
context, this work describes a proposal for educational software for the teaching
and learning of OS, the CyberOS. The software was developed in a 3D
immersive environment, using the OpenSim platform integrated with Moodle.
The results of tests conducted on the use of the tool have shown to be very
promising for its wide use in the classroom, as well as in laboratories for
practical classes. The CyberOS also has a large potential for distance learning.
Keywords: Operating System. Educational Software. 3D Virtual Environment.
Moodle. OpenSim. CyberOS.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Moura, Joselice Siebra. CYBEROS: um ambiente virtual de aprendizagem imersivo para o ensino de sistemas operacionais. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1