Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES ENFERMEIROS: A PESQUISA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PROFESSORAL E DA SUA REFLEXIVIDADE CRÍTICA

Autor(es):
VIANA, CARLA DANIELE MOTA RÊGO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A formação do docente enfermeiro, assim como quais mediadores esse profissional
utiliza para o ensino em sala de aula e para o processo de reflexão sobre a sua
prática constituem o palco deste estudo, que propõe a pesquisa como mediadora
deste processo. Nesse contexto, o objetivo geral foi compreender como os docentes
enfermeiros das Instituições de Ensino Superior privadas de Fortaleza - CE utilizam
a pesquisa como mediadora da construção ou reconstrução da sua formação
pedagógica e de que forma ela contribui para uma reflexão crítica da sua prática
professoral. Os objetivos específicos foram: descrever o processo formativo dos
referidos docentes, destacando as iniciativas ligadas à pesquisa e à formação para o
ensino; conhecer as compreensões que esses docentes têm sobre pesquisa;
identificar a pesquisa como contributo para o exercício da prática professoral e
pensamento reflexivo desses docentes; e refletir sobre os resultados obtidos
concernentes a esse conjunto prévio. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em três
Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Fortaleza - Ce, isto é, uma
Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade, de modo que se tratou de
uma investigação qualitativa. A pesquisa foi subdividida em duas etapas. A primeira
foi composta pela elaboração de três formulários, um para cada IES, os quais foram
construídos online e disponibilizados através da plataforma Google Forms, do
Google Docs. Foram obtidas 11 respostas da Universidade, 30 do Centro
Universitário e 08 da Faculdade. A partir dos dados coletados através do formulário,
foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão dos respondentes, para
selecionar os que participariam da segunda etapa do estudo, que foi a entrevista.
Para a segunda etapa, foram 06 entrevistados. Na análise dos dados, utilizou-se a
análise de conteúdo de Bardin. Constatamos que o incentivo à pesquisa é maior na
Universidade, mediano no Centro Universitário e bem menor na Faculdade.
Buscava-se encontrar a pesquisa como mediadora do processo de formação
pedagógica do docente enfermeiro, sendo esta a nossa tese. Contudo, encontrou-se
que a pesquisa é uma ferramenta auxiliar, mas a concepção dos docentes
enfermeiros é de que essa é “pesquisa científica”. A primeira sugestão a ser deixada
pelo nosso estudo: a implementação de políticas que imponham disciplinas de
formação pedagógica no curso de graduação em enfermagem. Ressalta-se que o
pensar critico reflexivo, bem como a utilização e desenvolvimento da pesquisa para
esse fim, a ética, o respaldo teórico e prático, a criatividade e a interdisciplinaridade
devem ser valorizados. Constatamos unanimidade quanto ao fato de que os
docentes consideravam a pesquisa como mola propulsora da sua vida acadêmica e
profissional. A pesquisa tem papel primordial na instrumentalização do docente
enfermeiro - Todos citaram a pesquisa como mecanismo de suporte para elaboração
das aulas. Inferimos que o saber pedagógico desses professores precisa ser
reconhecido e a sua formação pedagógica incrementada. Infere-se também que a
pesquisa se torna instrumento primordial na busca pela prática reflexiva na
enfermagem, assumindo uma grande importância na condição da aprendizagem
profissional e de mediadora da docência. Muitas mudanças ainda precisam
acontecer para que as instituições de ensino superior privadas, valorizem seus
espaços de aprendizagem. Defendemos aqui uma racionalidade pedagógica
diferente, reflexiva, a qual integra a falta de formação pedagógica dos docentes
enfermeiros aos seus saberes práticos e teóricos, através da pesquisa, levando em
consideração que o professor “nunca está plenamente pronto... esse sempre se
encontra em desenvolvimento”. Enxergamos a necessidade da sensibilização dos
docentes enfermeiros e demais pesquisadores em enfermagem e em educação para
que mais estudos e reflexões sobre a mediação da pesquisa, a formação
pedagógica e o processo de reflexão sobre a prática professoral do docente
enfermeiro sejam realizados.
Descritores: Pesquisa. Reflexão. Formação. Docentes de Enfermagem. Prática.

Abstract:
The training of the nurse teacher, as well as which mediators this professional uses
for teaching in the classroom and for the process of reflection on their practice are
the stage of this study, which proposes research as mediator of this process. In this
context, the general objective was to understand how nurses from private higher
education institutions in Fortaleza - CE use research as a mediator of the
construction or reconstruction of their pedagogical training and in what way it
contributes to a critical reflection of their teaching practice. The specific objectives
were: to describe the training process of these teachers, highlighting the initiatives
related to research and training for teaching; know the understanding that these
teachers have about research; to identify the research as a contribution to the
exercise of professorial practice and reflective thinking of these teachers; and to
reflect on the results obtained concerning this previous set. Thus, this research was
developed in three private Higher Education Institutions (HEIs) of Fortaleza - Ce, that
is, a University, a University Center and a Faculty, so that it was a qualitative
investigation. The research was subdivided into two stages. The first one consisted
of three forms, one for each IES, which were built online and made available through
Google Docs platform. Eleven answers were obtained from the University, 30 from
the University Center and 08 from the Faculty. From the data collected through the
form, the inclusion and exclusion criteria of the respondents were established, to
select those who would participate in the second stage of the study, which was the
interview. For the second stage, there were 06 interviewees. In the data analysis, the
Bardin content analysis was used. We found that the incentive to research is higher
in the University, medium in the University Center and much smaller in the Faculty. It
was sought to find the research as mediator of the process of pedagogical training of
the nurse teacher, being this our thesis. However, it has been found that research is
an auxiliary tool, but the conception of nursing professors is that this is "scientific
research". The first suggestion to be left by our study: the implementation of policies
that impose pedagogical training courses in nursing undergraduate course. It should
be emphasized that critical thinking, as well as the use and development of research
for this purpose, ethics, theoretical and practical support, creativity and
interdisciplinarity should be valued. We unanimously felt that the teachers considered
research as the driving force of their academic and professional life. The research
has a primordial role in the instrumentalization of the nurse teacher - All cited the
research as a support mechanism for the elaboration of the classes. We infer that the
pedagogical knowledge of these teachers needs to be recognized and their
pedagogical training increased. It is also inferred that research becomes a primordial
instrument in the search for reflective practice in nursing, assuming a great
importance in the condition of professional learning and mediator of teaching. Many
changes still need to happen for private higher education institutions to value their
learning spaces. We defend here a different, reflexive pedagogical rationality, which
integrates the lack of pedagogical training of the nursing professors to their practical
and theoretical knowledge, through the research, taking into account that the teacher
"is never fully ready ... that is always in development". We see the need to raise the
awareness of nurses and other researchers in nursing and education so that more
studies and reflections on the mediation of research, pedagogical training and the
process of reflection on the teaching practice of the teaching nurse are carried out.
Descriptors: Research. Reflection. Formation. Nurse Professors. Practice.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
VIANA, CARLA DANIELE MOTA RÊGO. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES ENFERMEIROS: A PESQUISA COMO MEDIADORA DA PRÁTICA PROFESSORAL E DA SUA REFLEXIVIDADE CRÍTICA. 2019. 258 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1