A formação do docente enfermeiro, assim como quais mediadores esse profissional
utiliza para o ensino em sala de aula e para o processo de reflexão sobre a sua
prática constituem o palco deste estudo, que propõe a pesquisa como mediadora
deste processo. Nesse contexto, o objetivo geral foi compreender como os docentes
enfermeiros das Instituições de Ensino Superior privadas de Fortaleza - CE utilizam
a pesquisa como mediadora da construção ou reconstrução da sua formação
pedagógica e de que forma ela contribui para uma reflexão crítica da sua prática
professoral. Os objetivos específicos foram: descrever o processo formativo dos
referidos docentes, destacando as iniciativas ligadas à pesquisa e à formação para o
ensino; conhecer as compreensões que esses docentes têm sobre pesquisa;
identificar a pesquisa como contributo para o exercício da prática professoral e
pensamento reflexivo desses docentes; e refletir sobre os resultados obtidos
concernentes a esse conjunto prévio. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em três
Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Fortaleza - Ce, isto é, uma
Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade, de modo que se tratou de
uma investigação qualitativa. A pesquisa foi subdividida em duas etapas. A primeira
foi composta pela elaboração de três formulários, um para cada IES, os quais foram
construídos online e disponibilizados através da plataforma Google Forms, do
Google Docs. Foram obtidas 11 respostas da Universidade, 30 do Centro
Universitário e 08 da Faculdade. A partir dos dados coletados através do formulário,
foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão dos respondentes, para
selecionar os que participariam da segunda etapa do estudo, que foi a entrevista.
Para a segunda etapa, foram 06 entrevistados. Na análise dos dados, utilizou-se a
análise de conteúdo de Bardin. Constatamos que o incentivo à pesquisa é maior na
Universidade, mediano no Centro Universitário e bem menor na Faculdade.
Buscava-se encontrar a pesquisa como mediadora do processo de formação
pedagógica do docente enfermeiro, sendo esta a nossa tese. Contudo, encontrou-se
que a pesquisa é uma ferramenta auxiliar, mas a concepção dos docentes
enfermeiros é de que essa é “pesquisa científica”. A primeira sugestão a ser deixada
pelo nosso estudo: a implementação de políticas que imponham disciplinas de
formação pedagógica no curso de graduação em enfermagem. Ressalta-se que o
pensar critico reflexivo, bem como a utilização e desenvolvimento da pesquisa para
esse fim, a ética, o respaldo teórico e prático, a criatividade e a interdisciplinaridade
devem ser valorizados. Constatamos unanimidade quanto ao fato de que os
docentes consideravam a pesquisa como mola propulsora da sua vida acadêmica e
profissional. A pesquisa tem papel primordial na instrumentalização do docente
enfermeiro - Todos citaram a pesquisa como mecanismo de suporte para elaboração
das aulas. Inferimos que o saber pedagógico desses professores precisa ser
reconhecido e a sua formação pedagógica incrementada. Infere-se também que a
pesquisa se torna instrumento primordial na busca pela prática reflexiva na
enfermagem, assumindo uma grande importância na condição da aprendizagem
profissional e de mediadora da docência. Muitas mudanças ainda precisam
acontecer para que as instituições de ensino superior privadas, valorizem seus
espaços de aprendizagem. Defendemos aqui uma racionalidade pedagógica
diferente, reflexiva, a qual integra a falta de formação pedagógica dos docentes
enfermeiros aos seus saberes práticos e teóricos, através da pesquisa, levando em
consideração que o professor “nunca está plenamente pronto... esse sempre se
encontra em desenvolvimento”. Enxergamos a necessidade da sensibilização dos
docentes enfermeiros e demais pesquisadores em enfermagem e em educação para
que mais estudos e reflexões sobre a mediação da pesquisa, a formação
pedagógica e o processo de reflexão sobre a prática professoral do docente
enfermeiro sejam realizados.
Descritores: Pesquisa. Reflexão. Formação. Docentes de Enfermagem. Prática.