FORMAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS, ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES
Autor(es):
GARCIA, CLICÉRIO ADERALDO PINHEIRO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
O estudo foi desenvolvido em Fortaleza com os estudantes
dos 8º, 9º anos e EJAs IV e V, bem como os professores da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Marieta Guedes Martins, tendo como objetivo
desenvolver material didático, oficinas e palestras visando fornecer
orientações aos alunos e professores, para serem multiplicadores de ações
preventivas, estabelecendo uma cultura de prevenção e preparação para os
desastres: incêndios, alagamentos e inundações. O corpo discente e docente da
Escola, responderam um questionário abordando temas transversais tais como:
Defesa Civil, Climatologia e Mudanças Climáticas, Educação Ambiental e
Desenvolvimento Sustentável. Realizou-se um comparativo pluviométrico referente
aos anos de 2014 a 2017 da normal climatológica e dos dados pluviométricos observados pela Funceme. Bem como os
dados das Ocorrências de Incêndios, Alagamentos e Inundações atendidas pela
Defesa Civil de Fortaleza nesse mesmo período. Analisou-se ainda os dados de
incêndios de 2015 a 2016 atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Comparou-se a eficácia dos ensaios do plugue T (Benjamin) realizados pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Avaliou- se
o estudo com os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os
Perigos da Eletricidade (Abracopel), sobre incêndios na rede elétrica que
ocorreram no Brasil durante 2016 e 2017. Comentou-se o diagnóstico
socioeconômico das famílias que moram as margens do Rio Maranguapinho realizado
pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Identificou- se ainda pelo
Brasil, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) ou
as Coordenadorias Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CEDECs) que aplicam e
desenvolvem o Projeto Defesa Civil nas Escolas. Pretende-se com esse estudo e
através do produto da dissertação (folders e cartilhas) mostrar aos estudantes,
professores e moradores de uma Comunidade de área de risco, que se eles tiverem
preocupados com o seu bem estar, prevenidos e conscientes da situação de risco
e de desastre quanto aos alagamentos, inundações e incêndios devido a
utilização do plugue T (Benjamin). Diminuirão bastante, a médio e longo prazo,
os dados das ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Fortaleza e Corpo de
Bombeiros Militar doCeará.
The study was developed
in Fortaleza with the students of the 8th, 9th grades and
EJAs IV and V, as well as the
teachers of the Elementary School Marieta Guedes Martins, with the objective of
developing didactic material, workshops and lectures to provide guidance to
students and teachers, to be multipliers of preventive actions, establishing a
culture of prevention and preparedness for disasters: fires, floods and floods.
The student body and faculty of the School, answered a questionnaire addressing
transversal themes such as: Civil Defense, Climatology and Climate Change,
Environmental Education and Sustainable Development. A pluviometric comparison
was made for the years 2014 to 2017 of the climatological normal and the
rainfall data observed by Funceme. As well as the data on the occurrences of
fires and floods attended by Fortaleza Civil Defense during the same period. It
was also analyzed the data of fires from 2015 to 2016 attended by the Military
Fire Brigade of Ceará. The effectiveness of the plug adapter tests performed by
the National Institute of Metrology, Quality and Technology (Inmetro) was
compared. The study was evaluated with data from the Brazilian Association for
the Awareness of Electricity Hazards
(Abracopel) on fires in the electricity grid that occurred in Brazil during
2016 and 2017. The socioeconomic diagnosis of the families living on the banks
of the river Maranguapinho carried out by the Secretary of the Cities of the
State of Ceará. It was also identified in Brazil, the Municipal Protection and
Civil Defense Coordination (COMPDECs) or the State Civil Defense and Protection
Coordination (CEDECs) that apply and develop the Civil Defense Project in
Schools. With this study and through
the product of the dissertation (folders and booklets), it is intended to show
students, teachers and residents of a risk area community that if they are
worried about their well-being, they are aware of the risk situation and flood,
flood and fire due to the use of the plug adapter.
The data for the occurrences attended by the Fortaleza Civil Defense and
the Ceará Fire Brigade will be greatly reduced in the medium and longterm.
GARCIA, CLICÉRIO ADERALDO PINHEIRO. FORMAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS, ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1