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Repositório Institucional - UECE
Título:
TEORIA DA NARRAÇÃO E MODERNIDADE EM WALTER BENJAMIN

Autor(es):
VIÑAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ÁVILA DE MISQUITA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O recorte analítico deste trabalho é a teoria da narração de Walter Benjamin. O
objetivo é apresentá-la, buscando extrair desta a teoria da modernidade do autor.
Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo percurso teórico tem início na
análise de dois ensaios de Walter Benjamin intitulados Experiência e pobreza (1934)
e O narrador (1936) com base nos quais são consideradas outras produções do
autor. A investigação nos indica que este filósofo alemão, em sua teoria da narração,
estabelece uma concepção histórica das formas de narração – a narrativa
tradicional, o romance e a informação – cuja evolução está estreitamente vinculada
ao desenvolvimento das forças produtivas e às suas respectivas formas de
organização do trabalho e relações sociais. Desta forma, a informação está para o
alto capitalismo como o romance esteve para o capitalismo liberal, principalmente
durante a primeira metade do século XIX, e a narrativa esteve para as sociedades
camponesas pré-capitalistas. Benjamin parte da constatação de que, especialmente
na situação histórico-social das primeiras décadas do século XX, a arte de narrar
está em vias de extinção e que são cada vez mais raras as pessoas que sabem
narrar devidamente. O filósofo associa essa crise da narração à dissolução histórica
da experiência (Erfahrung) que se constitui do conteúdo material da narrativa
tradicional, considerada como a verdadeira narração. Esse é seu argumento basilar
para a compreensão da modernidade. A pesquisa nos indica que nessa discussão é
inerente uma teoria social do capitalismo mais desenvolvido, ou seja, uma teoria da
sociedade moderna como parte e base da teoria da narração em Benjamin. Podemos
concluir que, fundamentalmente, para Benjamin, a sociedade moderna significa o
surgimento tanto de novas condições materiais de produção quanto de percepção
social da existência, que trazem consigo o definhamento inseparável da experiência,
da tradição, da arte de narrar.
Palavras-chave: Benjamin. Narração. Experiência. Modernidade.

Abstract:
The conceptual framework underpinning this study is Walter Benjamin's Theory of
Narrative. The main purpose is to present it and to extract the author’s theory of
modernity. This study comprises a literature review in which the theoretical journey
begins with two essays by Walter Benjamin named Experience and poverty (1934)
and The narrator (1936), based on which other author’s works are considered. The
investigation shows that this German philosopher, in his theory of narrative, proposes
an historical conceptualization for the narrative forms – traditional narrative, romance
and information – which evolution is closely linked to the development of productive
forces and to the respective forms of labor organization and social relations. In this
sense, information relates to high capitalism as romance related to liberal capitalism,
mainly during the first half of the ninetieth century, and narrative related to rural precapitalist
societies. Benjamin builds on the idea that, especially in the social-historic
conditions of the first decades of the twentieth century, the art of narrative is on the
brink of extinction and more and more one can hardly find people able to properly
narrate. The philosopher associates this narrative crisis to the historical dissolution of
the experience (Erfahrung) whose material content was constituted of the traditional
narrative, considered to be the true narrative. This is your main argument for the
understanding of modernity. This study indicates the presence in the debate of an
inherent social theory of a developed capitalism, that is, a theory of modern society as
part and pillar of Benjamin’s theory of narrative. We can conclude that, fundamentally,
for Benjamin, modern society means the emergence of both new material conditions of
production and social perception of existence, which bring along the inseparable
decline of experience, tradition and the art of narrative.
Key words: Benjamin. Narrative. Experience. Modernity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VIÑAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ÁVILA DE MISQUITA. TEORIA DA NARRAÇÃO E MODERNIDADE EM WALTER BENJAMIN. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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