Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Teoria na narração e modernidade em Walter Benjamin

Autor(es):
Vinãs, Maria da Conceição Ávila de Mesquita

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O recorte analítico deste trabalho é a teoria da narração de Walter Benjamin. O objetivo é apresentá-la, buscando extrair desta a teoria da modernidade do autor. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo percurso teórico tem início na análise de dois ensaios de Walter Benjamin intitulados Experiência e pobreza (1934) e O narrador (1936) com base nos quais são consideradas outras produções do autor. A investigação nos indica que este filósofo alemão, em sua teoria da narração, estabelece uma concepção histórica das formas de narração – a narrativa tradicional, o romance e a informação – cuja evolução está estreitamente vinculada ao desenvolvimento das forças produtivas e às suas respectivas formas de organização do trabalho e relações sociais. Desta forma, a informação está para o alto capitalismo como o romance esteve para o capitalismo liberal, principalmente durante a primeira metade do século XIX, e a narrativa esteve para as sociedades camponesas pré-capitalistas. Benjamin parte da constatação de que, especialmente na situação histórico-social das primeiras décadas do século XX, a arte de narrar está em vias de extinção e que são cada vez mais raras as pessoas que sabem narrar devidamente. O filósofo associa essa crise da narração à dissolução histórica da experiência (Erfahrung) que se constitui do conteúdo material da narrativa tradicional, considerada como a verdadeira narração. Esse é seu argumento basilar para a compreensão da modernidade. A pesquisa nos indica que nessa discussão é inerente uma teoria social do capitalismo mais desenvolvido, ou seja, uma teoria da sociedade moderna como parte e base da teoria da narração em Benjamin. Podemos concluir que, fundamentalmente, para Benjamin, a sociedade moderna significa o surgimento tanto de novas condições materiais de produção quanto de percepção social da existência, que trazem consigo o definhamento inseparável da experiência, da tradição, da arte de narrar. Palavras-chave: Benjamin. Narração. Experiência. Modernidade. 

Abstract:
The conceptual framework underpinning this study is Walter Benjamin's Theory of Narrative. The main purpose is to present it and to extract the author’s theory of modernity. This study comprises a literature review in which the theoretical journey begins with two essays by Walter Benjamin named Experience and poverty (1934) and The narrator (1936), based on which other author’s works are considered. The investigation shows that this German philosopher, in his theory of narrative, proposes an historical conceptualization for the narrative forms – traditional narrative, romance and information – which evolution is closely linked to the development of productive forces and to the respective forms of labor organization and social relations. In this sense, information relates to high capitalism as romance related to liberal capitalism, mainly during the first half of the ninetieth century, and narrative related to rural precapitalist societies. Benjamin builds on the idea that, especially in the social-historic conditions of the first decades of the twentieth century, the art of narrative is on the brink of extinction and more and more one can hardly find people able to properly narrate. The philosopher associates this narrative crisis to the historical dissolution of the experience (Erfahrung) whose material content was constituted of the traditional narrative, considered to be the true narrative. This is your main argument for the understanding of modernity. This study indicates the presence in the debate of an inherent social theory of a developed capitalism, that is, a theory of modern society as part and pillar of Benjamin’s theory of narrative. We can conclude that, fundamentally, for Benjamin, modern society means the emergence of both new material conditions of production and social perception of existence, which bring along the inseparable decline of experience, tradition and the art of narrative. Key words: Benjamin. Narrative. Experience. Modernity. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vinãs, Maria da Conceição Ávila de Mesquita. Teoria na narração e modernidade em Walter Benjamin. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1