RESUMO
A chamada "lei de cotas"facilita o acesso ao mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência
(PcD) no Brasil. No entanto, muitas dessas posições permanecem não preenchidas devido à
falta de habilidades entre o PcD. Nosso laboratório desenvolveu uma plataforma acessível de
aprendizagem à distância (web + apps) e oferece cursos para PcD. O conteúdo do curso também
é acessível à medida que o sistema se adapta para transmitir conteúdo de acordo com o tipo de
deficiência do aluno (linguagem gestual, vídeo-descrição, etc.). A maioria dos nossos cursos está
no campo da tecnologia da informação (programação, administração de banco de dados, etc).
No entanto, devido à deficiência, a educação formal é muitas vezes comprometida e dificulta o
processo de aprendizagem como um todo. Em resposta a isso, estamos desenvolvendo cursos
voltados para profissões que requerem uma abordagem mais prática (por exemplo, montagem
de computadores, reparos eletrônicos). Tais cursos exigem oficinas orientadas remotamente.
Oficinas de realidade aumentada parecem ser uma alternativa interessante uma vez que os
usuários podem manter suas mãos livres, recebendo instruções e interagindo com seus tutores
que estão longe. Dispositivos vestíveis como óculos inteligentes ou um fone de ouvido de
smartphone para aplicativos de realidade virtual pode ser útil. Esta pesquisa investigará os
impactos potenciais causados pela introdução de objetos de aprendizagem baseados em realidade
aumentada para o ensino profissionalizante de pessoas surdas.
Palavras-chave: Surdo. Oficina Manual. Realidade Aumentada. Dispositivos Vestíveis