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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuais

Autor(es):
Araújo, Thiago Alves Costa de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A chamada "lei de cotas"facilita o acesso ao mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil. No entanto, muitas dessas posições permanecem não preenchidas devido à falta de habilidades entre o PcD. Nosso laboratório desenvolveu uma plataforma acessível de aprendizagem à distância (web + apps) e oferece cursos para PcD. O conteúdo do curso também é acessível à medida que o sistema se adapta para transmitir conteúdo de acordo com o tipo de deficiência do aluno (linguagem gestual, vídeo-descrição, etc.). A maioria dos nossos cursos está no campo da tecnologia da informação (programação, administração de banco de dados, etc). No entanto, devido à deficiência, a educação formal é muitas vezes comprometida e dificulta o processo de aprendizagem como um todo. Em resposta a isso, estamos desenvolvendo cursos voltados para profissões que requerem uma abordagem mais prática (por exemplo, montagem de computadores, reparos eletrônicos). Tais cursos exigem oficinas orientadas remotamente. Oficinas de realidade aumentada parecem ser uma alternativa interessante uma vez que os usuários podem manter suas mãos livres, recebendo instruções e interagindo com seus tutores que estão longe. Dispositivos vestíveis como óculos inteligentes ou um fone de ouvido de smartphone para aplicativos de realidade virtual pode ser útil. Esta pesquisa investigará os impactos potenciais causados pela introdução de objetos de aprendizagem baseados em realidade aumentada para o ensino profissionalizante de pessoas surdas. 
Palavras-chave: Surdo. Oficina Manual. Realidade Aumentada. Dispositivos Vestíveis

Abstract:
The so-called "quota law"facilitates access to the job market for People with Disabilites (PwD) in Brazil. However, many of these positions remain unfilled due to the lack of skills among the PwD. Our lab developed an accessible distance learning platform (web+apps) and offers courses for PwD. Course contents are also accessible as the system adapts itself to convey content according to the pupil’s kind of disability (sign language, video-description, etc). Most of our courses are in the information technology field (programming, database administration, etc). However, due to the disability, formal education is often compromised and hinders the learning process as a whole. In response to that, we are developing courses aimed at professions that require a more hands on approach (eg. computer assembling, electronic repair). Such courses require remotely guided workshops. Augumented reality workshops seem to be an interesting alternative since users can keep their hands free while receiving instructions and interacting with their tutors who are afar. Wearable devices like smart glasses or a smartphone headset for virtual reality apps can be useful. This research will investigate the potential impacts caused by the introduction of learning objects based on augmented reality for the vocational education of deaf people. Keywords: Deaf. Workshop Manual. augmented reality. wearable devices

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araújo, Thiago Alves Costa de. Análise da interação de surdos com um aplicativo de realidade aumentada em dispositivos vestíveis para ensino a distância de tarefas manuais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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