RESUMO
Surdos têm dificuldade em ler textos escritos em idiomas cuja modalidade é oral-auditiva, tais
como a Língua Portuguesa. Como usuários de uma língua de sinais, torna-se difícil para eles
adquirirem conhecimentos a partir da informações de uso geral, impressas em livros, revistas
e jornais. O uso da tecnologia tem se mostrado uma poderosa ferramenta de auxilio à pessoas
com deficiência. Nesse contexto, construímos o STAUT-Reader, um protótipo de um leitor
eletrônico, projetado para auxiliar leitores surdos a terem acesso a textos originalmente escritos
em Português. A ferramenta utiliza um sistema de tradução automática baseado em regras
de transferência para produzir textos traduzidos em notação glosa, uma representação escrita
da Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para validar a leitura em notação glosa como um
instrumento de auxilio aos estudantes surdos no processo de interpretação, aprendizagem e
retenção de informações, realizamos um experimento utilizando um desenho, intra-sujeitos,
contrabalanceado e randomizado, onde avaliamos o impacto das glosas geradas pelo STAUTReader
na capacidade de leitura de 20 estudantes surdos. Os resultados mostraram-se promissores,
especialmente para surdos não-oralizados.
Palavras-chave: Libras, Leitura Eletrônica, Tradução Automática, Notação Glosa