Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIA COMPARADA DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO BRASIL E EM CABO VERDE (1990-2010)

Autor(es):
TAVARES, AUSTELINO FERNANDES LOPES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este estudo doutoral, intitulado, HISTÓRIA COMPARADA DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES
DOCENTES DE PROFESSORES NO BRASIL E EM CABO VERDE (1990-2010), relativo
a uma comparação dos programas de formação de professores, teve como desígnio principal
compreender como os egressos do Curso de Pedagogia da UECE e do Curso de Licenciatura
em Educação Básica do IUE se mobilizam e se apropriam dos saberes da formação inicial,
para exercerem a prática pedagógica nas séries iniciais da educação básica. Advogando que,
por meio da História Comparada sobre saberes docentes construídos a partir dos dois cursos,
possibilita a compreensão das especificidades desses processos nos dois países e influencia
ações e projetos futuros que visem o aprimoramento dos programas formativos, que intentem
a construção dos saberes necessários ao exercício do magistério com qualidade nos países em
vias de desenvolvimento. O objeto de estudo foi a constituição dos saberes docentes nos
programas de formação dos dois países, analisando comparativamente os aspectos legais da
educação e as narrativas dos egressos, o que possibilitou compreender como os dois cursos
permitem aos seus formandos a apropriação de saberes para a docência na educação básica.
Para o desenvolvimento da investigação utilizou-se a pesquisa qualitativa, desenvolvida sob
os pressupostos da História Comparada, fundamentada em conformidade com os conceitos
teóricos e metodológicos de Barros (2014). O estudo teve como lócus investigativo a
Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o Instituto Universitário de Educação de Cabo
Verde (IUE), duas instituições que possuem histórias vinculadas à formação de professores.
Foram interlocutores deste trabalho professores egressos dos dois cursos em análise. A
produção dos dados se efetivou por meio da História Oral Temática, gravada e transcrita na
íntegra, e da análise documental. Os argumentos que deram validez às análises estarão em
congruência com os pressupostos teóricos de Therrien (1995), Alarcão (2001), Garcia (1999),
Formosinho (2009), Tardif (2002), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Freire (1996), Pimenta (1999),
Gauthier (1998) e Lima (2002), os quais desenvolveram pesquisas importantes sobre a
formação inicial de professores e sobre a importância dos saberes docentes para a prática
pedagógica dos profissionais do magistério. A análise dos dados foi desenvolvida por meio da
metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Os resultados permitiram nos inteirar
dos processos formativos do Brasil e compreender melhor o nosso programa de formação
docente, além de ressaltar a existência de lacunas nos dois programas de qualificação do
profissional do magistério, evidenciando que os mesmos vêm sendo desenvolvidos de forma
tradicional, com predominância da teoria, em detrimento da prática. Sobretudo, o Curso de
Licenciatura em Educação Básica do IUE, tem poucas disciplinas de fundamentos e muitas
disciplinas de dimensão teórica, incipientes atividades da prática do ensino, da relação
teoria/prática e da reflexão sobre a ação educativa. Em decorrência das falhas, este estudo
apontou alguns desafios, principalmente na reestruturação dos cursos, como mais disciplinas
de fundamentos pedagógicos, alargamento do tempo destinado a aprender e a ensinar, relação
do fazer pedagógico com as teorias, reflexão e também mais tempo para dedicar à pesquisa.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; História Comparada; prática pedagógica;
profissional do magistério; saberes docentes.

Abstract:
ABSTRACT
This doctoral study, titled “COMPARATIVE HISTORY OF THE TEACHING
KNOWLEDGE OF TEACHERS IN BRAZIL AND CAPE VERDE (1990-2010)”, related to
a comparison of teachers training program, had as main purpose understanding how the
graduates of the Pedagogy Course of the UECE and of the graduation Course of Elementary
Education of the IUE mobilize and appropriate from the knowledge of the initial training, to
exercise the pedagogical practice in the initial series of elementary education, advocating that
the Comparative History of teacher knowledge built from the two courses, makes possible the
understanding of the specificities of these processes in the two countries and influences future
actions and projects that aim the improvement of the training programs that attempt to build
up the necessary knowledge for the practice of teaching with quality in the developing
countries. The object of study was the constitution of the teaching knowledge in the training
programs of the two countries. Therefore, we analyzed comparatively the legal aspects of
education, the narratives of the graduates, which made it possible to understand how the two
courses enable the trainees to acquire knowledge for teaching in basic education. For the
development of this research, we used the qualitative research, developed under the
assumptions of the Comparative History, founded in accordance with the theoretical and
methodological concepts of Barros (2014). The study had as investigative locus site the
UECE, State University of Ceará and the IUE, University Institute of Education of Cape
Verde, two institutions that have stories related to teacher training. Professors from the two
courses under analysis were interlocutors of this work. The data production was effected
through the “História Oral Temática”-Thematic Oral History, recorded and transcribed in full,
and from the documentary analysis. The arguments that validated the analyzes will be in
agreement with the theoretical assumptions of Therrien (1995), Alvarcão (2001) Garcia
(1999), Formosinho (2009) Tardif (2002), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Freire Pimenta (1999)
Gauthier (1998) and Lima (2002), who developed important research on the initial formation
of teachers and on the importance of teaching knowledge for the pedagogical practice of
teachers. The analysis of the data was developed, through the methodology of “Análise de
Conteúdo”- Content analysis, (BARDIN, 1997/2004). The results allowed us to learn about
the Brazilian training processes and to better understand our teacher training program and
highlighted the existence of gaps in the two qualification programs of the teaching profession,
evidencing that they have been developed in a traditional way, with a predominance of theory,
in detriment of practice, above all the IUE Basic Education Degree Course, which has few
fundamental subjects and many subjects of theoretical dimension, incipient teaching practice
activities and of theory / practice relationship as well as incipient reflection on the
educational action. As a result of the failures, this study pointed out some challenges, mainly
in the restructuring of the courses with more subjects of pedagogical foundations, the increase
of the time directed to learning teaching, to relate the pedagogical doing with theories, to
reflect, and also more time for research.
Keywords: Initial teacher training; teaching knowledge; pedagogical practice; Comparative
History; teaching professional.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
TAVARES, AUSTELINO FERNANDES LOPES. HISTÓRIA COMPARADA DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO BRASIL E EM CABO VERDE (1990-2010). 2017. 275 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1