RESUMO
Este estudo doutoral, intitulado, HISTÓRIA COMPARADA DA CONSTITUIÇÃO DE SABERES
DOCENTES DE PROFESSORES NO BRASIL E EM CABO VERDE (1990-2010), relativo
a uma comparação dos programas de formação de professores, teve como desígnio principal
compreender como os egressos do Curso de Pedagogia da UECE e do Curso de Licenciatura
em Educação Básica do IUE se mobilizam e se apropriam dos saberes da formação inicial,
para exercerem a prática pedagógica nas séries iniciais da educação básica. Advogando que,
por meio da História Comparada sobre saberes docentes construídos a partir dos dois cursos,
possibilita a compreensão das especificidades desses processos nos dois países e influencia
ações e projetos futuros que visem o aprimoramento dos programas formativos, que intentem
a construção dos saberes necessários ao exercício do magistério com qualidade nos países em
vias de desenvolvimento. O objeto de estudo foi a constituição dos saberes docentes nos
programas de formação dos dois países, analisando comparativamente os aspectos legais da
educação e as narrativas dos egressos, o que possibilitou compreender como os dois cursos
permitem aos seus formandos a apropriação de saberes para a docência na educação básica.
Para o desenvolvimento da investigação utilizou-se a pesquisa qualitativa, desenvolvida sob
os pressupostos da História Comparada, fundamentada em conformidade com os conceitos
teóricos e metodológicos de Barros (2014). O estudo teve como lócus investigativo a
Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o Instituto Universitário de Educação de Cabo
Verde (IUE), duas instituições que possuem histórias vinculadas à formação de professores.
Foram interlocutores deste trabalho professores egressos dos dois cursos em análise. A
produção dos dados se efetivou por meio da História Oral Temática, gravada e transcrita na
íntegra, e da análise documental. Os argumentos que deram validez às análises estarão em
congruência com os pressupostos teóricos de Therrien (1995), Alarcão (2001), Garcia (1999),
Formosinho (2009), Tardif (2002), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Freire (1996), Pimenta (1999),
Gauthier (1998) e Lima (2002), os quais desenvolveram pesquisas importantes sobre a
formação inicial de professores e sobre a importância dos saberes docentes para a prática
pedagógica dos profissionais do magistério. A análise dos dados foi desenvolvida por meio da
metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008). Os resultados permitiram nos inteirar
dos processos formativos do Brasil e compreender melhor o nosso programa de formação
docente, além de ressaltar a existência de lacunas nos dois programas de qualificação do
profissional do magistério, evidenciando que os mesmos vêm sendo desenvolvidos de forma
tradicional, com predominância da teoria, em detrimento da prática. Sobretudo, o Curso de
Licenciatura em Educação Básica do IUE, tem poucas disciplinas de fundamentos e muitas
disciplinas de dimensão teórica, incipientes atividades da prática do ensino, da relação
teoria/prática e da reflexão sobre a ação educativa. Em decorrência das falhas, este estudo
apontou alguns desafios, principalmente na reestruturação dos cursos, como mais disciplinas
de fundamentos pedagógicos, alargamento do tempo destinado a aprender e a ensinar, relação
do fazer pedagógico com as teorias, reflexão e também mais tempo para dedicar à pesquisa.
Palavras-chave: Formação inicial de professores; História Comparada; prática pedagógica;
profissional do magistério; saberes docentes.