Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMO: software de apoio didático para o ensino de gerência de memória

Autor(es):
Lopes, Átila Rabelo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Gerenciamento de memória é um serviço executado pelos sistemas operacionais modernos que visa controlar o acesso simultâneo da memória principal por vários programas de computador. Assim sendo, o gerenciamento de memória é um importante tópico da
disciplina de Sistemas Operacionais, que é obrigatória para os cursos de Ciência da Computação. No entanto, algumas pesquisas indicam a existência de problemas relacionados ao ensino desse tema, tais como: a complexidade de seus conceitos, estratégias e técnicas; e a escassez de recursos pedagógicos para representar o desempenho da memória usando um mecanismo visual, dinâmico e compreensível. Logo, atualmente este tópico requer mais atenção dos professores e alunos, uma vez que são forçados a criar várias abstrações dos conceitos envolvidos a fim de melhorar a sua compreensão. Diante deste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um software educacional a fim de auxiliar no ensino do tópico de gerenciamento de memória. A ferramenta proposta consiste em um tutorial (foi desenvolvido em Flash e é rico em textos e animações), que foi avaliado por professores e alunos da disciplina de Sistemas Operacionais através um questionário aplicado em sala de aula. Os resultados foram satisfatórios, o que encoraja o seu uso como ferramenta de ensino para esta disciplina. Palavras-chave: Software Educativo, Tutorial, Sistemas Operacionais, Gerência de Memória, Recurso Didático.

Abstract:
Memory management is a service provided by modern operating systems that aims controlling the simultaneous access of the main memory by multiple computer programs. Thus, Memory Management is an important topic of the Operating Systems discipline, a compulsory subject for computer science courses. However, some researchs indicate many issues on the teaching of this subject, such as: the complexity of its concepts, strategies and techniques; and the scarcity of teaching resources for representing the memory
performance using a visual, dynamic and understandable mechanism. So, currently, this topic requires more attention from teachers and students since they are enforced to create multiple abstractions of the envolved concepts in order to improve its understanding. So, given this context, this work proposes the development of an educational software in order to help teaching the Memory Management topic. The proposed tool consists of a tutorial (it was developed in Flash and is rich in texts and animations) that was rated by teachers and students of the Operating Systems discipline through a questionnaire applied in a classroom. The results were satisfactory, which encourages using it as a teaching tool for this discipline. Key-words: Educational software, Simulator, Operating Systems, Memory Management, Didactic Resource.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lopes, Átila Rabelo. MEMO: software de apoio didático para o ensino de gerência de memória. 2012. 74 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1