MEMO: software de apoio didático para o ensino de gerência de memória
Autor(es):
Lopes, Átila Rabelo
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Gerenciamento de memória é um serviço executado pelos sistemas operacionais
modernos que visa controlar o acesso simultâneo da memória principal por vários programas
de computador. Assim sendo, o gerenciamento de memória é um importante tópico da
disciplina de Sistemas Operacionais, que é obrigatória para os cursos de Ciência da
Computação. No entanto, algumas pesquisas indicam a existência de problemas relacionados
ao ensino desse tema, tais como: a complexidade de seus conceitos, estratégias e técnicas; e a
escassez de recursos pedagógicos para representar o desempenho da memória usando um
mecanismo visual, dinâmico e compreensível. Logo, atualmente este tópico requer mais
atenção dos professores e alunos, uma vez que são forçados a criar várias abstrações dos
conceitos envolvidos a fim de melhorar a sua compreensão. Diante deste contexto, este
trabalho propõe o desenvolvimento de um software educacional a fim de auxiliar no ensino do
tópico de gerenciamento de memória. A ferramenta proposta consiste em um tutorial (foi
desenvolvido em Flash e é rico em textos e animações), que foi avaliado por professores e
alunos da disciplina de Sistemas Operacionais através um questionário aplicado em sala de
aula. Os resultados foram satisfatórios, o que encoraja o seu uso como ferramenta de ensino
para esta disciplina.
Palavras-chave: Software Educativo, Tutorial, Sistemas Operacionais, Gerência de Memória,
Recurso Didático.
Abstract:
Memory management is a service provided by modern operating systems that
aims controlling the simultaneous access of the main memory by multiple computer
programs. Thus, Memory Management is an important topic of the Operating Systems
discipline, a compulsory subject for computer science courses. However, some researchs
indicate many issues on the teaching of this subject, such as: the complexity of its concepts,
strategies and techniques; and the scarcity of teaching resources for representing the memory
performance using a visual, dynamic and understandable mechanism. So, currently, this topic
requires more attention from teachers and students since they are enforced to create multiple
abstractions of the envolved concepts in order to improve its understanding. So, given this
context, this work proposes the development of an educational software in order to help
teaching the Memory Management topic. The proposed tool consists of a tutorial (it was
developed in Flash and is rich in texts and animations) that was rated by teachers and students
of the Operating Systems discipline through a questionnaire applied in a classroom. The
results were satisfactory, which encourages using it as a teaching tool for this discipline.
Key-words: Educational software, Simulator, Operating Systems, Memory Management,
Didactic Resource.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Lopes, Átila Rabelo. MEMO: software de apoio didático para o ensino de gerência de memória. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1