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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Inclusão como direito na escola regular

Autor(es):
Rocha, Edilene Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:

Este trabalho de cunho bibliográfico tem a finalidade de esclarecer a sociedade sobre a inclusão dos alunos com deficiência física na escola regular. A proposta da educação inclusiva, a qual consiste aceitar todas as diferenças e se adaptar as variedades humanas, criando um ambiente propício ao desenvolvimento das oportunidades individuais, abrindo oportunidades para que alunos com qualquer deficiência física possam se desenvolver plenamente no âmbito emocional, social e cognitivo junto a outros alunos da escola regular, poderá ocorrer de fato e se faz necessário e urgente que esta inclusão evolua do discurso para a ação. O processo de inclusão para que ocorra sem muito transtorno, a escola regular deverá passar por uma reestruturação metodológica, flexibilização do currículo, capacitação dos professores que devem adaptar sua didática e preparar a comunidade escolar e as famílias. Deve-se salientar o papel importante do professor para que este transcorra de forma benéfica e a interação entre alunos seja positiva, pois suas atitudes são rapidamente detectadas e adotadas pelos alunos. O processo de inclusão, desta forma, se tornará uma experiência educativa compensadora, pois incluir não significa apenas matricular o aluno com necessidades educacionais especiais. Em uma escola regular, este deverá receber apoio e ser aceito como pessoa e cidadão dentro e fora da escola. Com isso, este estudo tem como objetivos: investigar a atuação da escola inclusiva por parte dos profissionais dentro da escola regular, para que haja um avanço quantitativo e qualitativo no desenvolvimento dos alunos. Metodologicamente a pesquisa bibliográfica foi realizada através da coleta de dados em livros, revistas Escola, jornais do MEC, revistas Turma do Bairro. Fundamentação teórica com autores como: CARREIRA (1992), CARVALHO (1997), LEITE (1996), GLAGHER (2002), COELHO (1998), MANTOAN (1997). Pelo exposto este estudo conclui que todos, governo, comunidade, pais, dirigentes e profissionais da educação são importantes para alcançar êxito nesse trabalho, mas com certeza, os professores são alicerce de uma sociedade democrática que possibilita a educação de todos.


Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Rocha, Edilene Lima. Inclusão como direito na escola regular. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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