Este trabalho de cunho bibliográfico tem a finalidade de
esclarecer a sociedade sobre a inclusão dos alunos com deficiência física na
escola regular. A proposta da educação inclusiva, a qual consiste aceitar todas
as diferenças e se adaptar as variedades humanas, criando um ambiente propício
ao desenvolvimento das oportunidades individuais, abrindo oportunidades para
que alunos com qualquer deficiência física possam se desenvolver plenamente no
âmbito emocional, social e cognitivo junto a outros alunos da escola regular,
poderá ocorrer de fato e se faz necessário e urgente que esta inclusão evolua
do discurso para a ação. O processo de inclusão para que ocorra sem muito
transtorno, a escola regular deverá passar por uma reestruturação metodológica,
flexibilização do currículo, capacitação dos professores que devem adaptar sua
didática e preparar a comunidade escolar e as famílias. Deve-se salientar o
papel importante do professor para que este transcorra de forma benéfica e a
interação entre alunos seja positiva, pois suas atitudes são rapidamente
detectadas e adotadas pelos alunos. O processo de inclusão, desta forma, se
tornará uma experiência educativa compensadora, pois incluir não significa
apenas matricular o aluno com necessidades educacionais especiais. Em uma
escola regular, este deverá receber apoio e ser aceito como pessoa e cidadão
dentro e fora da escola. Com isso, este estudo tem como objetivos: investigar a
atuação da escola inclusiva por parte dos profissionais dentro da escola
regular, para que haja um avanço quantitativo e qualitativo no desenvolvimento
dos alunos. Metodologicamente a pesquisa bibliográfica foi realizada através da
coleta de dados em livros, revistas Escola, jornais do MEC, revistas Turma do
Bairro. Fundamentação teórica com autores como: CARREIRA (1992), CARVALHO
(1997), LEITE (1996), GLAGHER (2002), COELHO (1998), MANTOAN (1997). Pelo
exposto este estudo conclui que todos, governo, comunidade, pais, dirigentes e
profissionais da educação são importantes para alcançar êxito nesse trabalho, mas
com certeza, os professores são alicerce de uma sociedade democrática que
possibilita a educação de todos.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Rocha, Edilene Lima. Inclusão como direito na escola regular. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024
Esse
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