Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Impactos causados pela variabilidade climática na superestrutura ferroviária no estado do Ceará – Ferrovia FTL

Autor(es):
Silva, Ruy Ferreira

Palavras Chaves:
temperatura; trilhos; dormentes

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A Linha Tronco Norte Fortaleza é a principal malha ferroviária da Ferrovia Transnordestina Logística S/A, localizada no Estado do Ceará. O sistema ferroviário demanda em sua grande parte altos custos em sua conservação, devido, principalmente, à sua superestrutura que é constituída de uma superfície de apoio para o rolamento dos veículos ferroviários, sujeita à ação de desgaste das rodas dos veículos e do meio, principalmente dos trilhos e dormentes de madeira que a compõem. A variabilidade climática regional da temperatura e focos de calor (queimadas) são fatores que se relacionam aos dados estatísticos referentes aos defeitos da via férrea em períodos sazonais ou frequências regulares. Com isso, objetivou-se, estudar a influência da temperatura, durante os anos de 2015 e 2016, sobre os efeitos nos trilhos e dormentes. A metodologia proposta para a delimitação das áreas suscetíveis aos danos causados pela atividade propôs a utilização do SIG (Sistema de Informação Geográfica), para o mapeamento e identificação da área de influência, analisada em duas mesorregiões, Crateús e Sobral, com relação aos efeitos da temperatura máxima, com suas amplitudes e classes (mínima, moderada e máxima). Foram analisados os defeitos de trilhos (DTR), defeitos na tala de junção entre trilhos (DTA), Junta aberta (JAB) e Repuxo (REP), além dos focos de queimadas sobre os dormentes de madeira. Os resultados estatísticos obtidos, comprovaram que nos meses de estações quentes, principalmente, segundo semestre, a variabilidade da temperatura, assim, como a ocorrência de queimadas influencia nos eventos relacionados aos defeitos estudados. As informações foram essenciais, incluindo imagens via satélite, dados de estações meteorológicas automáticas, uso de geoprocessamento e análise dos registros de manutenção da gerência de via permanente, como ferramentas para o planejamento de manutenção, redução de acidentes ferroviários e otimização dos recursos na conservação da via.

Abstract:
TThe Tronco Norte Fortaleza Line is the main railway network of Ferrovia Transnordestina Logística S/A, located in the State of Ceará. The railway system demands, in large part, high conservation costs, mainly due to its superstructure, which consists of a surface support for the rolling of railway vehicles, subject to the wear and tear of vehicle wheels and the environment, mainly of the wooden rails and sleepers that compose it. The regional climatic variability of temperature and hot spots (fires) are factors that are related to the statistical data regarding defects of the railroad in seasonal periods or regular frequencies. Thus, the objective was to study the influence of temperature, during the years 2015 and 2016, on the effects on the tracks and sleepers. The proposed methodology for delimiting areas susceptible to damage caused by the activity proposed the use of GIS (Geographic Information System), for the mapping and identification of the area of influence, analyzed in two mesoregions, Crateús and Sobral, in relation to the effects of maximum temperature, with its amplitudes and classes (minimum, moderate and maximum). Rails defects (DTR), defects in the splice between rails (DTA), open joints (JAB) and Repux (REP) were analyzed, as well as fires on the wooden sleepers. The statistical results obtained showed that in the months of hot seasons, mainly in the second semester, the temperature variability, as well as the occurrence of fires, influences the occurrence of the studied defects. The information was essential, including satellite images, data from automatic meteorological stations, use of geoprocessing and analysis of maintenance records of permanent track management, as tools for maintenance planning, reduction of railway accidents and optimization of resources in the conservation of via.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Ruy Ferreira. Impactos causados pela variabilidade climática na superestrutura ferroviária no estado do Ceará – Ferrovia FTL. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1