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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Disciplina positiva na escola: uma alternativa na orientação de pais?

Autor(es):
Albuquerque, Priscilla Angelica Aquino De

Palavras Chaves:
Família. Escola. Disciplina Positiva. Psicologia Escolar.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A Disciplina Positiva (DP) oferece maneiras de implicar o infante na construção de regras, pois entende que, quando a criança participa, mais facilmente se sentirá importante e responsável por vivenciar aquilo que ajudou a construir como direcionamento para sua rotina. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a DP pode auxiliar os pais e cuidadores com a mediação da Psicologia escolar e educacional a formar crianças responsáveis e atuantes em seus cotidianos. Para isto, desenvolvemos como objetivos específicos: discorrer sobre o conceito de infância e sua relação com a escola; discutir como a psicologia escolar atua na instituição escola; entender a importância da disciplina positiva na educação de crianças. A metodologia trabalhada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de fontes, como: livros, revistas e artigos acadêmicos relacionados ao tema. Os principais autores utilizados foram: ARIÈS (1978), FERNANDES (2018) e NELSEN (2007). A Educação Positiva pode ser definida, de forma ampla, como uma adaptação da Psicologia Positiva para a educação, sendo esse movimento um propulsor para a realização de estudos e práticas dedicados à promoção do bem-estar e ao funcionamento positivo de indivíduos, grupos e instituições. Boa parte dos adultos têm procurado a escola como orientadora quando se deparam com desafios em gerir suas crianças. Assim, pretendemos refletir sobre o que o profissional de Psicologia Escolar e Educacional pode utilizar da abordagem positiva na orientação de pais/responsáveis que o procurem no ambiente escolar com dificuldades em relação ao comportamento de seus filhos. Por fim, concluímos que, com o uso da disciplina positiva, além da criança se sentir motivada, ao invés de se sentir obrigada ou coagida pelo medo, ou pela vergonha e pela humilhação, tem a possibilidade de ser orientada pelo respeito mútuo e pela perspectiva da cooperação. Palavras-chave: Família. Escola. Disciplina Positiva. Psicologia Escolar.

Abstract:
The Positive Discipline (PD) offers ways to involve the infant in the construction of rules, as he understands that, when the child participates, he will more easily feel important and responsible for experiencing what he helped to build as a direction for his routine. The general objective of this work is to understand how PD can help parents and caregivers with the mediation of school and educational psychology to form active children in their daily lives. The methodology used was bibliographic research, using sources such as: books, magazines and academic articles related to the theme. The main authors used were: ARIÈS (1978), FERNANDES (2018) and NELSEN (2007). Positive Education can be broadly defined as an adaptation of Positive Psychology to education, this movement being a propellant for carrying out studies and practices dedicated to the promotion of well-being and the positive functioning of individuals, groups and institutions. Most adults have sought out the school as an advisor when they face challenges in managing their children. Thus, we intend to reflect on what the professional of School and Educational Psychology can use from the positive approach in guiding parents / guardians who seek him in the school environment with difficulties regarding their children's behavior. Finally, we conclude that, with the use of positive discipline, in addition to the child feeling motivated, instead of feeling compelled or coerced by fear, or shame and humiliation, it has the possibility of being guided by mutual respect and the perspective of cooperation. Keywords: Family. School. Positive Discipline. School Psychology.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Albuquerque, Priscilla Angelica Aquino De. Disciplina positiva na escola: uma alternativa na orientação de pais?. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2020) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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