Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
As práxis da metodologia ativa em climatologia no ensino fundamental

Autor(es):
Araujo, Maria Leorne Aguiar

Palavras Chaves:
Climatologia. Metodologias ativas. Ensino. Professor.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Este trabalho objetivou investigar as principais contribuições de cunho teórico da Climatologia através das metodologias ativas, tendo em vista o apoio à prática pedagógica dos professores, envolvendo diversas estratégias, em um ambiente dinâmico e desafiador, por meio da utilização das ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o ensino da Climatologia utilizando tais metodologias pode oportunizar uma prática pedagógica inovadora para a formação do indivíduo, enquanto agente modificador da sociedade? Tendo este estudo o objetivo de investigar as metodologias ativas no ensino da Climatologia e sua ressignificação na prática pedagógica. A pesquisa permeia discussões teóricas, que versam sobre a abordagem da Climatologia no componente curricular da Geografia. E pontua como são expressos estes métodos de ensino, sejam na aprendizagem por projetos, em equipe, na pesquisa, na sala de aula invertida, no ensino híbrido, nos jogos ou no uso da gamificação. O estudo, ainda, trouxe contribuições do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da UECE e da UFC, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular de Referência do Ceará (DCRC). Nesta pesquisa foi realizada uma investigação através de questionários estruturados, com a participação de cinquenta professores dos componentes curriculares de Geografia e Ciências. E ainda, cem estudantes do 6º ano e 8º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino municipal. A participação dos respondentes proporcionou a coleta de dados, no qual foram analisados, utilizando a abordagem quanti-qualitativa, através de métodos científicos de análises estatísticas. Portanto, compreende-se a importância de compartilhar um diagnóstico realizado pela pesquisadora, ressaltando os significados que emergem do contexto observado. A pesquisa subsidiou a análise final interpretativa dos dados que revelaram as metodologias ativas mais aplicadas na prática do professor no ensino da Climatologia, possibilitando uma reflexão da sua práxis para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Climatologia. Metodologias ativas. Ensino. Professor.

Abstract:
The main goal of this research is to investigate the main theoretical contributions of climatology and active methodologies, which can support educational practices, which involves different strategies in a dynamic and challenging environment, through the use of tools such as digital technologies. In this context, can the teaching of Climatology using such methodologies provide an opportunity for an innovative pedagogical practice for the formation of the individual as a modifying agent of society? This study objective is to investigate the active methodologies in the teaching of Climatology and their resignification in pedagogical practice. The research analyses theoretical discussions, which deal with the approach to Climatology in the curricular component of Geography. We also point out how these teaching methods are expressed, whether in project learning, in teams, in research, in the inverted classroom, in hybrid teaching, in games or in the use of gamification. The study also brought contributions from the Pedagogical Course Project (PPC in Portuguese) for a Degree in Geography from the Ceará State University (UECE) and Federal University of Ceará (UFC), from the National Common Curricular Base (BNCC) and from the Ceará Reference Curriculum Document (DCRC). To achieve these objectives, a survey was carried out through questionnaires, with the participation of fifty teachers from the geography and sciences curriculum components and one hundred students from the 6th grade and the 8th grade of elementary school studying at public schools. Respondent’s participation enabled data collections, which were analyzed, using the quantitative qualitative approach, through scientific methods of statistical analysis. Therefore, it is understood the importance of sharing a diagnosis made by the researcher, highlighting the meanings that emerge from the observed context. This research revealed that the active methodologies most applied in teaching practice in the teaching of climatology enabled the teacher to reflect on his praxis for the improvement of the teaching-learning process. Keywords: Climatology. Active Methodologies. Teaching. Teacher.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araujo, Maria Leorne Aguiar. As práxis da metodologia ativa em climatologia no ensino fundamental. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1