Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O conhecimento sobre sismos e mudanças climáticas como proposta pedagógica: estudo de caso em uma escola pública de fortaleza (ce)

Autor(es):
Albuquerque, Karina Karla Frota De

Palavras Chaves:
Sismos. Mudanças climáticas. Conhecimento. Prevenção de desastres naturais.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O Estado do Ceará apresenta uma significativa atividade sísmica, possuindo registros de centenas de abalos de terra. Diante da existência desse perigo, a pesquisa visa comprovar que o conhecimento sobre sismos e sobre as influências que as mudanças climáticas possuem em relação a esses eventos é um meio efetivo de reduzir os riscos e a vulnerabilidade da sociedade diante da ocorrência dos mesmos. Através dos levantamentos bibliográfico e documental, foram caracterizadas as sismicidades do Brasil e do Ceará, verificando seus avanços, como a instalação da Rede Sismográfica Brasileira e a elaboração da Norma Técnica (NBR) 15.421/2006. Esta normativa, concluiu-se, ainda necessita ser atualizada. Atualmente, 60 municípios do Ceará, de um total de 184, registraram a ocorrência de tremores de terra, sendo necessário preparar o estado e sua população para uma convivência preventiva com abalos sísmicos. Demonstrou-se que as mudanças climáticas, com destaque para o aquecimento global, interferem no movimento das placas tectônicas e são capazes de provocar um aumento do quantitativo de desastres naturais advindos de sismos. A Pedagogia Libertadora mostrou-se propicia ao conhecimento preventivo e reducional aos riscos de desastres naturais desencadeados por abalos de terra. Dando prosseguimento ao trabalho, seguiu-se a pesquisa de campo com a aplicação de questionários estruturados junto aos estudantes participantes do estudo de caso. Estes foram capazes de assimilar que estão expostos a um perigo sísmico, que é preciso evitar que o mesmo cresça (uma possibilidade resultante das mudanças climáticas de caráter antropogênico) e que precisam conviver com essa realidade de modo preventivo e ativo, sabendo se portar corretamente diante da ocorrência de sismos. Assim, pode-se considerar que o desenvolvimento de uma proposta pedagógica libertadora, utilizando um processo cooperativo de ensino-aprendizagem, ao compartilhar e incentivar a apropriação de conhecimentos sobre tremores de terra e mudanças climáticas, é capaz de reduzir a vulnerabilidade e os riscos diante da ocorrência de sismos e de sensibilizar a população sobre os efeitos das alterações climáticas antropogênicas, possibilitando a formação de cidadãos conscientes de seu papel diante da sociedade. Palavras-chave: Sismos. Mudanças climáticas. Conhecimento. Prevenção de desastres naturais.

Abstract:
The State of Ceará has significant seismic activity, with records of hundreds of earth tremors. Due to this hazard, research aims to prove that knowledge about earthquakes and about the influences that climate change has on these events is an effective means of reducing the risks and vulnerability of society to their occurrence. Through bibliographic and documental surveys, the seismic activities in Brazil and Ceará were characterized, observing their progress, such as the implementation of the Brazilian Seismographic Network and the establishment of the Technical Standard (NBR) 15.421/2006. Nevertheless, this standard still needs to be updated. Currently, 60 cities in Ceará, out of 184, have registered the occurrence of earth tremors, thus it is essential to prepare the state and its population for a preventive coexistence with seismic tremors. Climate change, especially global warming, has been shown to affect the movement of tectonic plates and is responsible for increasing the number of natural disasters caused by earthquakes. The Pedagogy of Liberation proved to be appropriate to the preventive and risk reducing knowledge of natural disasters triggered by earthquakes. The Pedagogy of Liberation proved to be appropriate to the preventive knowledge and to the reduction of the risks of natural disasters triggered by earth tremors. The work proceeded with the field research through the application of structured questions to the students participating in the case study. They have been able to understand that they are vulnerable to a seismic risk, that it is necessary to prevent its increase (a possibility resulting from anthropogenic climate change) and that they need to deal with this reality in a preventive and active way, knowing how to conduct correctly when earthquakes occur. Therefore, the implementation of a liberating pedagogical approach, through a cooperative teaching-learning process, by sharing and encouraging the knowledge acquisition about earth tremors and climate change, can reduce vulnerability and risks related to the occurrence of earthquakes and raise the population' s consciousness about the effects of anthropogenic climate change, enabling citizens to be aware of their role in society. Keywords: Earthquakes. Climate change. Knowledge. Prevention of natural disasters.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Albuquerque, Karina Karla Frota De. O conhecimento sobre sismos e mudanças climáticas como proposta pedagógica: estudo de caso em uma escola pública de fortaleza (ce) . 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1