Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Mudanças climáticas e consciência ambiental no ensino fundamental numa escola pública municipal de Fortaleza

Autor(es):
Andrade, Maria Senhora Alencar

Palavras Chaves:
Educação Ambiental. Mudanças Climáticas. Ação Antrópica.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A temática ambiental vem ganhando mais espaço diante das degradações ambientais, mudanças climáticas e catástrofes que o meio ambiente vem sofrendo nas últimas décadas, principalmente aquelas que aparecem como resultado das atividades humanas. Neste sentido, foi a partir da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em Tibilisi (EUA), em 1977, que teve início um amplo processo de discussões em âmbito global orientado para criar as condições para a formação de uma nova consciência sobre o valor da natureza e para reorientar a produção de conhecimento dentro da temática do meio ambiente. Assim, esta pesquisa se deu a partir da criação de uma disciplina de Educação Ambiental no ambiente escolar com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza. Versar sobre as mudanças climáticas e seu impacto na conscientização desse grupo de alunos, foi o objetivo geral. Enquanto os objetivos específicos foram: identificar como a ação humana impacta nas mudanças climáticas; analisar o papel da Educação Ambiental na escola; identificar como a Educação Ambiental é tratada nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) BNCC (Base Nacional Comum Curricular); analisar os conceitos de interdisciplinaridade e sua interface com a educação integral. A pesquisa respondeu à seguinte problematização: Em que medida, o ensino da Educação Ambiental, abordando as mudanças climáticas, com amparo numa abordagem interdisciplinar pode promover a conscientização dos alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Fortaleza? Concluiu-se que a inserção de uma disciplina de Educação Ambiental pode promover a sua conscientização em torno do cuidado com meio ambiente e das mudanças climáticas. Palavras-chave: Educação Ambiental. Mudanças Climáticas. Ação Antrópica.

Abstract:
El tema ambiental ha ido ganando más espacio frente a la degradación ambiental, el cambio climático y las catástrofes que ha sufrido el medio ambiente en las últimas décadas, especialmente las que aparecen como resultado de las actividades humanas. En este sentido, fue a partir de la Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental celebrada en Tibilisi (EE. UU.), en 1977, que comenzó un amplio proceso de debate em um alcance global orientado a crear las condiciones para la formación de una nueva conciencia sobre el valor de la naturaleza y para reorientar la producción de conocimiento dentro de este tema ambiental. Por lo tanto, esta investigación se realizó a partir de la creación de una disciplina de Educación Ambiental en el entorno escolar, con estudiantes de 6º y 7º de Educación Primaria, de una escuela municipal en Fortaleza, que aborda el cambio climático y su impacto en la conciencia de este grupo de estudiantes, siendo su objetivo general. Si bien los objetivos específicos fueron identificar cómo la acción humana impacta el cambio climático; analizar el papel de EA en la escuela; identificar cómo se trata EA en los PCN y BNCC; analizar los conceptos de interdisciplinariedad y su interfaz con la educación integral. La investigación respondió a la siguiente problematización: ¿En qué medida puede la enseñanza de EE, abordar el cambio climático, con el apoyo de un enfoque interdisciplinario, promover la conciencia de los estudiantes en los grados 6 y 7 de la escuela primaria en una escuela municipal en la ciudad de Fortaleza? Se concluyó que la inserción de una disciplina de AE puede promover la conciencia sobre el medio ambiente y el cambio climático. Palabras-clave: Educación Ambiental. Cambios Climáticos. Acción Antrópica.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Andrade, Maria Senhora Alencar. Mudanças climáticas e consciência ambiental no ensino fundamental numa escola pública municipal de Fortaleza. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1