AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BIOMA CAATINGA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GENERAL SAMPAIO – CEARÁ
Autor(es):
ALMEIDA, RAFAELA GOMES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Dados divulgados por órgãos oficiais que monitoram o clima apontam o semiárido nordestino e o bioma Caatinga como regiões vulneráveis às mudanças no clima, potencializado pelas atividades econômicas desenvolvidas na região que geram pressão sobre o meio ambiente. Nessa perspectiva, a implantação de políticas voltadas a conscientização da população quanto as consequências das mudanças climáticas pode ajudar no processo de adaptação às alterações, o que pode ser desenvolvido por meio da educação. A partir dessa concepção, esse estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão da percepção dos professores do Ensino Fundamental da rede pública municipal de General Sampaio-Ceará em relação aos impactos das mudanças climáticas no bioma Caatinga. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados da SciELO, nos repositórios das universidades federais e no Periódicos da CAPES; pesquisa documental, utilizando como fonte os marcos legais que normatizam a educação; e uma pesquisa de campo, realizada no município de General Sampaio-CE, através da aplicação de entrevistas com 10 professores das rede pública do município, regentes nas séries finais do Ensino Fundamental e nas disciplinas de Ciências da Natureza e Geografia. As informações coletadas das entrevistas foram analisadas qualitativamente, de acordo com as orientações e os critérios da Análise de Conteúdo de Bardin (2010), seguindo as fases da pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Para subsidiar, a obtenção dos dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ, que é um método informatizado para análises textuais. A partir dos resultados, verificou-se que os professores percebem as variações climáticas e seus impactos, com base nos seus conhecimentos e nos valores atribuídos ao meio em que vivem. Para eles as MCs já são evidenciadas por meios das sensações térmicas inconstantes, do calor intenso, das secas extremas, chuvas fora de época, ventos fortes e maior ocorrência de desastres ambientais. Palavras-chave: Alterações climáticas. Educação ambiental. Caatinga. Ensino fundamental.
Abstract:
Data released by official agencies that monitor the climate indicate the northeastern semiarid and the Caatinga biome as regions vulnerable to climate change, enhanced by economic activities in the region that generate pressure on the environment. From this perspective, the implementation of policies aimed at raising awareness of the consequences of climate change can help the process of adaptation to change, which can be developed through education. From this conception, this study aims to contribute to the understanding of the perception of elementary school teachers of the municipal public network of General Sampaio-Ceará in relation to the impacts of climate change on the Caatinga biome. To this end, a bibliographic research was performed using books, articles, dissertations and theses available in the SciELO databases, in the repositories of federal universities and in CAPES Periodicals; documentary research, using as source the legal frameworks that regulate education; and a field research, carried out in the city of General Sampaio-CE, through the application of interviews with 10 teachers of the public schools of the municipality, conducting in the final grades of elementary school and in the disciplines of Nature Sciences and Geography. The information collected from the interviews was analyzed qualitatively, according to the guidelines and criteria of the Bardin Content Analysis (2010), following the pre-analysis, material exploration and treatment of the results phases. To support the data collection, IRAMUTEQ software was used, which is a computerized method for textual analysis. From the results, it was found that teachers perceive climate variations and their impacts, based on their knowledge and values attributed to the environment in which they live. For them the MCs are already evidenced by the shifting thermal sensations, intense heat, extreme droughts, offseason rains, strong winds and greater occurrence of environmental disasters. Keywords: Climate change. Environmental education. Caatinga Elementary School.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
ALMEIDA, RAFAELA GOMES DE. AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BIOMA CAATINGA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GENERAL SAMPAIO – CEARÁ. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
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