DIFUSÃO DO CONCEITO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ALTERNATIVO E RECICLADO
Autor(es):
SANTOS, LUIZ EDUARDO TORRES DOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Difundir o conceito de geração de energia e atrelar a este conhecimento uma visão ambiental demonstrou ser uma tarefa árdua, diante desta visão e pela busca do alcance do objetivo da pesquisa, teve-se como campo de investigação as quatro turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa da cidade de Itapipoca- CE. A escolha de trabalhar com essa escola, deveu-se, em particular, pela cultura protagonista das escolas profissionais, e a abertura ao novo pelos discentes, facilitando a aprendizagem a partir de novas ideias, fugindo das metodologias pré-estabelecidas, e permitindo questionar e problematizar as pedagogias usuais de construção de saberes, trazendo a tona discussões sobre o papel de cada cidadão dentro da comunidade a qual está inserido, como isto influencia em uma politica ambiental mais ampla, quais as possíveis fontes para a produção de energia elétrica e a capacidade individual e coletiva de aprendizagem por meio de tentativas e pesquisas de direcionamento, findando na produção de maquetes funcionais de parques eólicos, construídas com material reciclável e alternativo. Teve-se como objetivo principal verificar a melhoria do ensino de educação ambiental, utilizando maquetes de produção de energia elétrica, os resultados colhidos e tratados ao final do processo se mostraram positivos, fortificando a ideia já pré-estabelecida do aprender fazendo. A metodologia escolhida foi a investigativa com uso de formulário a cerca da percepção do público envolvido na montagem teórica e prática das maquetes utilizadas. Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Lúdico.
Abstract:
This research investigated the four classes of the second year of secondary education of EEEP Rita Aguiar Barbosa of the city of Itapipoca-CE. The choice of working with this group was due, in particular, to the mainstream culture of professional schools, and the opening to the new by the students, facilitating learning from new ideas, avoiding pre-established methodologies, and allowing questioning and to problematize the usual pedagogies of knowledge construction, bringing to the fore discussions about the role of each citizen within the community to which it is inserted, how this influences a broader environmental policy, what are the possible sources for the production of electric power and the capacity individual and collective learning through attempts and direction research, ending in the production of functional models of wind farms, built with recyclable and alternative material. The main objective of this study was to verify the improvement of environmental education teaching using electric power production models, the results obtained and treated at the end of the process were positive, fortifying the already pre-established idea of learning by doing. The methodology chosen was the investigation using questionnaires about the perception of the public involved in the theoretical and practical assembly of the models used. Keywords: Education. High school. Ludic.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SANTOS, LUIZ EDUARDO TORRES DOS. DIFUSÃO DO CONCEITO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ALTERNATIVO E RECICLADO. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1