Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIFUSÃO DO CONCEITO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ALTERNATIVO E RECICLADO

Autor(es):
SANTOS, LUIZ EDUARDO TORRES DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Difundir o conceito de geração de energia e atrelar a este conhecimento uma visão
ambiental demonstrou ser uma tarefa árdua, diante desta visão e pela busca do
alcance do objetivo da pesquisa, teve-se como campo de investigação as quatro
turmas de 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Rita
Aguiar Barbosa da cidade de Itapipoca- CE. A escolha de trabalhar com essa escola,
deveu-se, em particular, pela cultura protagonista das escolas profissionais, e a
abertura ao novo pelos discentes, facilitando a aprendizagem a partir de novas
ideias, fugindo das metodologias pré-estabelecidas, e permitindo questionar e
problematizar as pedagogias usuais de construção de saberes, trazendo a tona
discussões sobre o papel de cada cidadão dentro da comunidade a qual está
inserido, como isto influencia em uma politica ambiental mais ampla, quais as
possíveis fontes para a produção de energia elétrica e a capacidade individual e
coletiva de aprendizagem por meio de tentativas e pesquisas de direcionamento,
findando na produção de maquetes funcionais de parques eólicos, construídas com
material reciclável e alternativo. Teve-se como objetivo principal verificar a melhoria
do ensino de educação ambiental, utilizando maquetes de produção de energia
elétrica, os resultados colhidos e tratados ao final do processo se mostraram
positivos, fortificando a ideia já pré-estabelecida do aprender fazendo. A metodologia
escolhida foi a investigativa com uso de formulário a cerca da percepção do público
envolvido na montagem teórica e prática das maquetes utilizadas.
Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Lúdico.

Abstract:
This research investigated the four classes of the second year of secondary
education of EEEP Rita Aguiar Barbosa of the city of Itapipoca-CE. The choice of
working with this group was due, in particular, to the mainstream culture of
professional schools, and the opening to the new by the students, facilitating learning
from new ideas, avoiding pre-established methodologies, and allowing questioning
and to problematize the usual pedagogies of knowledge construction, bringing to the
fore discussions about the role of each citizen within the community to which it is
inserted, how this influences a broader environmental policy, what are the possible
sources for the production of electric power and the capacity individual and collective
learning through attempts and direction research, ending in the production of
functional models of wind farms, built with recyclable and alternative material. The
main objective of this study was to verify the improvement of environmental
education teaching using electric power production models, the results obtained and
treated at the end of the process were positive, fortifying the already pre-established
idea of learning by doing. The methodology chosen was the investigation using
questionnaires about the perception of the public involved in the theoretical and
practical assembly of the models used.
Keywords: Education. High school. Ludic.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, LUIZ EDUARDO TORRES DOS. DIFUSÃO DO CONCEITO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL EM TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL ALTERNATIVO E RECICLADO. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1