O QUE AS MULHERES NEGRAS DA REDE KILOFÉ DESEJAM NA CIDADE DE
FORTALEZA? UMA REFLEXÃO SOBRE RAÇA, IDENTIDADE E
EMPREENDEDORISMO
Autor(es):
OLIVEIRA, PATRICIA MARIA APOLÔNIO DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Esta dissertação constrói-se como pesquisa participante sobre a construção de identidades de mulheres negras e sua relação com a Rede Kilofé, uma rede de economia empreendedora de negras e negros, situada na cidade de Fortaleza – Ceará. Pautada nas teorias sociais contemporâneas, essa pesquisa é o resultado de um exercício analítico de acionar a existência das negociações interseccionais entre as dimensões de raça, gênero e trabalho. Nela é proposta uma tentativa de utilizar como referenciais teóricos, em sua maioria, autores negros. Nosso objetivo é compreender como mulheres negras se anunciam como tal e assim constroem suas identidades, relacionando o trabalho que elas produzem como empreendedoras negras e como elas se articulam essas dimensões na cidade. A partir da pesquisa participante, esta investigação propôs um diálogo com as técnicas etnográficas de James Clifford (2008) e José Guilherme Cantor Magnani (2002) para a construção de entrevistas, observação de campo/participante e pesquisa bibliográfica. Foram entrevistadas 7 mulheres e 1 homem, todas membros da Rede e auto declaradas negras e negro. A pesquisa procurou analisar como estes dispositivos dialogam como as narrativas trazidas por mulheres inseridas na Rede Kilofé. O marco inicial da reflexão se dá a partir do contato com as mulheres que constituem essa rede de empreendedoras negras nesse contexto. Afirmações de identidade negra por parte de grupos representativos, como a Rede Kilofé, têm oferecido elementos para que estas mulheres explorem um nicho de mercado ligado às questões étnico-raciais. A relação entre mulheres negras, construção de identidades e geração de renda perpassa os resultados da pesquisa, utilizando-se o contexto da criação da Rede Kilofé, a partir dos debates produzidos sobre a economia de negras e negros na cidade. Como resultado da pesquisa conseguimos compreender como o empreendedorismo realizado por elas pode ser um campo possível de trabalho e ressignificação sobre suas identidades. As redes de economia para empreendedoras(es) negras(os) contribuem para uma constituição identitária racial das mulheres que participam do grupo, além de favorecer debates sobre a presença da população negra na cidade. O empreendedorismo negro, trazido pela Rede Kilofé, pode apresentar-se como um instrumento de reflexão sobre a mulher negra e sua relação com o mercado de trabalho, enfrentando duplamente o desafio de salários mais baixos do que os de mulheres brancas e homens brancos e negros, bem como maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, optando, assim, pelo empreendedorismo. Logo, esta atividade pode ser um meio de sustento, pois elas buscam uma independência financeira, assim como pode ser uma alternativa para superar dificuldades cotidianas, como preconceitos que vivenciam por questões relacionadas à constituição de identidades atravessadas pela intencionalidade. Portanto, a pesquisa aponta uma direção para entender que a construção de identidades raciais é um processo social, afetivo, cultural e político, em cujas esferas ocorrem relações de poder, uma vez que elas realizam um exercício de relacionar suas identidades aos seus empreendimentos, ressignificando tanto seu trabalho, como suas independências e fortalecendo identidades positivas sobre si. Tratam-se as identidades como atos políticos, que adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simbólicos pelos quais são representados. Sendo assim, as mulheres negras da Rede Kilofé estão em constante formação de suas identidades e, ao mesmo tempo, tem ensinado a construir marcos referenciais sobre elas. Palavras-chave: Mulheres negras. Rede Kilofé. Identidade. Empreendedorismo. Fortaleza.
Abstract:
To think about the identities of black women in the Brazilian urban context, based on contemporary social theories, is to analytically trigger the existence of negotiations between the dimension of race, gender and work. The research sought to analyze how these devices dialogue between a group of women entrepreneurs inserted on Rede Kilofé, a economy network from black man and black woman in the state of Ceará and whose socio-spatial scenario is the city of Fortaleza. The initial milestone of the reflection comes from the contact with the women who constitute this network of black entrepreneurs in this context. Affirmations of black identity by representative groups, such as Rede Kilofé, have offered elements for these women to explore a niche market linked to ethnic and racial issues. The perception regarding the demand for research and products by this Network, coupled with their economic needs and entrepreneurial attitude, has provided them with business opportunities. The relationship between black women, identity building and generating income pervades my questionings. The context of the creation of Rede Kilofé is used, based on the debates made about black economy in the city. Through participatory research methods, interviews and field observations, we can understand their entrepreneurship and how this can be a possible field of work. Thus, any identity process that builds on the relationship with the other, in conflict, contrast or dialogue, is a process in constant construction, ie, black woman is not born with a constituted identity. Becoming a black woman is a collective process. Black identities are constructed in the face of a historical process with racism, myth of racial democracy and the denial of the presence of blacks in the state as concepts that operate negatively in the lives of black people in the city of Fortaleza. Economy networks for black entrepreneurs contribute to a racial identity constitution of women who participate in the group, as well as favoring debates about the presence of the black population in the city. Black entrepreneurship, brought by Rede Kilofé, can present itself as an instrument for reflection on black women and their relationship with the labor market, doubly facing the challenge of lower wages than white women and white and black men, as well as greater difficulties in entering the labor market, thus opting for entrepreneurship. Thereby, this activity can be a means of livelihood, as these women seek for financial independence, as well as an alternative to overcome daily difficulties, such as prejudices that go through issues related to the constitution of identities crossed by intentionality. Therefore, the research points a direction, to understand that the construction of racial identities is a social, cultural and political process, in whose spheres power relations occur. Identities are treated as political acts, which acquire meaning through the language and symbolic systems by which they are represented. Thus, the black women from Rede Kilofé, are in constant formation of their identities, and at the same time have been teaching how to build referential marks of identity, as a black population living in the city of Fortaleza. Keywords: Black Women. Rede Kilofé. Identity. Entrepreneurship. Fortaleza.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
OLIVEIRA, PATRICIA MARIA APOLÔNIO DE. O QUE AS MULHERES NEGRAS DA REDE KILOFÉ DESEJAM NA CIDADE DE
FORTALEZA? UMA REFLEXÃO SOBRE RAÇA, IDENTIDADE E
EMPREENDEDORISMO. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1