Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE CLIMATOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ

Autor(es):
FERNANDES, JOSÉ BRUNO MARQUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Em meio ao mundo digital do século XXI, trabalhar com educação tornou-se desafio, sobretudo para os professores, que precisam estar atentos às mudanças provocadas pelo avanço das tecnologias no ensino. Assim, conteúdos que antes pareciam ser de difícil entendimento por parte dos discentes podem agora ser mais bem compreendidos com o auxílio de novas ferramentas educacionais, a exemplo dos aplicativos de celular voltados para o ensino nas mais diversas áreas do conhecimento. Pensando em facilitar o ensino e a aprendizagem de conceitos ligados ao clima e aos principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas no estado do Ceará, foi desenvolvido o aplicativo intitulado “ClimaCE”, que tem o objetivo de ser mais uma ferramenta disponível ao docente e aos estudantes do estado do Ceará, sobretudo da rede estadual de ensino.O aplicativo pode ser utilizado em sala de aula por professores da disciplina de Geografia e de eletivas de áreas afins. Conta, inclusive com um Quiz relacionado ao conteúdo, e busca despertar nos estudantes cearenses o interesse pela Climatologia. O teste, contendo dez questões relacionadas ao clima do estado e aos principais sistemas meteorológicos atuantes no Ceará foi aplicado com dois grupos de estudantes de uma escola pública estadual, sendo que, para níveis de comparação de desempenho, apenas um grupo obteve acesso às informações do aplicativo, obtendo um melhor desempenho quando comparado ao grupo de alunos que não tiveram acesso prévio ao conteúdo do aplicativo “ClimaCE”. Ademais, o aplicativo também pode interessar outros grupos, fora da dinâmica escolar, que venham a ter acesso a ele através de download na loja de aplicativos.
Palavras-chave: Aplicativo. Educação. Clima. Sistemas Meteorológicos.

Abstract:
In the digital world of the 21st century, to work with education has become a challenge, especially for teachers, who need to be aware of the changes due to the advancement of technologies in teaching. Thus, some contents that previously seemed to be difficult for leaners to understand can now be better understood with the help of new educational tools, such as teaching mobile applications in various areas of knowledge. With the propose to make easier the teaching and learning of concepts related to climate and the main meteorological systems responsible for rainfall in the state of Ceará, the application entitle “ClimaCE” was developed, which aims to be another tool available to teachers and students, mainly the ones who belong to the state school system. Geography and related areas teachers can use the app in the classroom. It also includes a quiz related to the content, and it aims to awake Ceará students’ attention to Climatology studies. The quiz, which includes the amount of ten questions, related to the state’s climate and to the main meteorological systems operating at Ceará was applied to two students groups, both from the state school system. For performance comparison levels, only one group had access to information from the app, achieving a better performance related to the group that did not have previously access to the “ClimaCE” app content. In addition, the app may also interest other non-school groups who may have access to it by downloading it from the app store.
Keywords: App. Education. Climate. Meteorological Systems.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, JOSÉ BRUNO MARQUES. O USO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE CLIMATOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1