Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ROTINA DA ESCOLA

Autor(es):
SOUSA, DEVANIO FERNANDES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho é resultante de uma investigação realizada no curso de Especialização da UECE, intitula-se: O Coordenador Pedagógico na gestão democrática: desafios e possibilidades na rotina da escola. Um estudo de caso. Teve como principal objetivo reconhecer o coordenador pedagógico como agente formador das relações escolares apresentando suas principais atribuições, seus desafios e possibilidades de mediar as práticas educativas na rotina da escola. O coordenador pedagógico foi surgindo a partir da função do supervisor escolar que teve sua origem a partir do modelo de sociedade capitalista por volta da década de 30, onde a educação como membro da social sentiu a necessidade de supervisionar os processos educacionais por meio deste profissional que ao longo da história foi se regularizando como o sujeito responsável pelo os processos educativos da educação formal na escola que a partir da promulgação da lei Nº 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996 da Lei de Diretrizes e Bases da educação que esse profissional ao exercício de suas atribuições. Neste trabalho ser coordenador pedagógico é estar o mais próximo possível do chão da sala de aula da escola, pois é lá que tudo acontece, é acompanhando as vivencias dos alunos e dos professores que a aprendizagem se desenvolve e se processa, está próximo dos docentes e dos discentes significa sentir as suas reais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como opção metodológica a abordagem qualitativa e foi realizada através de estudo bibliográfico e investigação a campo. A atuação do coordenador de forma mais democrática e participativa mais próximo do pedagógico da escola tem refletido de forma positiva na prática educativa, mas ainda é uma atividade em construção. A atuação do coordenador pedagógico tem-se mostrado avanços na sua atuação com o responsável pelo pedagógico nas escolas municipais de Russas. Todavia, a presença atuante do coordenador tem se tornado imprescindível. Uma vez que esse profissional atue coletivamente colaborando com o processo de ensino e aprendizagem de forma a contribuir com pedagógico da escola de forma eficaz.
Palavras-chave: Gestão democrática. Coordenação pedagógica. Desafios, Possibilidades, Rotina da escola.

Abstract:
This work is the result of an investigation carried out in the course of Specialization UECE, is entitled: The Educational Coordinator in the democratic management: challenges and possibilities in the school routine. A case study. We aimed to recognize the pedagogical coordinator as forming agent school relations presenting its main responsibilities, challenges and possibilities of mediating the educational practices in the school routine. The pedagogical coordinator was emerging from the role of the school supervisor that originated from the capitalist model of society around the 30s, where education as a social member felt the need to supervise the educational processes through this professional throughout history was to regularizing as the subject responsible for the educational processes of formal education in school from the enactment of law number 9394/96 of 20 December 1996 of the law of Directives and Bases of education that this professional exercise their duties. This work is pedagogical coordinator is to be as close to the school classroom floor, because that's where everything happens, is following the livings of students and teachers that learning develops and processes, it is close to the teachers and means the students feel their real difficulties of the teaching and learning process. The study was methodological approach to qualitative approach and was carried out through literature study and research in the field. The performance of more democratic and participatory way coordinator closest school teaching has reflected positively on the educational practice, but it is still a construction activity. The performance of the pedagogical coordinator has shown advances in its operations with responsibility for teaching in public schools in Russian. However, the acting coordinator presence has become indispensable. Since this professional act collectively collaborate with the teaching and learning process in order to contribute to teaching school effectively.
Keywords: Democratic management. pedagogical coordination. Challenges, Possibilities school routine.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUSA, DEVANIO FERNANDES DE. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ROTINA DA ESCOLA. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1