Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DAS TIC’s NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM SENADOR POMPEU-CE

Autor(es):
SOUSA, KLEZIÉNNI DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este estudo objetivou avaliar o uso das TIC’s em uma escola em uma escola de ensino médio, situada na cidade de Senador Pompeu – CE, bem como verificar se a direção da escola contempla as TIC’s no ambiente escolar; avaliar se gestão escolar apoia seu uso; identificar se o professor tem formação continuada para apropriar-se das delas; identificar como os alunos avaliam o emprego das TIC’s em sala de aula; e entender a relação dos alunos com as TIC’s, fora do ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre o uso de TIC’s na educação e um questionário aplicado aos alunos. A partir da análise dos dados foi possível constatar a importância das tecnologias como ferramentas pedagógicas na educação e na sociedade e, como o uso dessas tecnologias nas escolas, em especial, a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI. Enfim, através do projeto político pedagógico da escola, a equipe pedagógica utiliza os diversos recursos tecnológicos disponíveis, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas.
Palavras-chave: Aluno, Gestor Escolar, Professor, Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação e Comunicação

Abstract:
This study aimed to evaluate the use of ICT in a school in a high school, in the city of Senador Pompeu - CE, and check whether the school board considers the ICT in the school environment; assess whether school management supports its use; identify whether the teacher has continued training to take ownership of them; identify how students evaluate the use of ICT in the classroom; and understand the relationship of students with the ICT, outside the school environment. Thus, it was used as a method for data collection to literature through the study raised the theoretical framework on the use of ICT in education and a questionnaire administered to students. From the data analysis it was established the importance of technology as teaching tools in education and society, and how the use of these technologies in schools, in particular, the internet and the computer is expanded in this new scenario of the XXI century. Finally, through the political pedagogical project of the school, teaching staff uses various technological resources available, making classes more dynamic and interactive.
Key-words: Student, School Manager, Teacher, Educational Technology, Information and Communication Technology

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUSA, KLEZIÉNNI DE OLIVEIRA. O USO DAS TIC’s NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM SENADOR POMPEU-CE. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1