Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A AÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autor(es):
MARTINS, CAMILA GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este estudo teve como objetivo geral acompanhar a ação da gestão pedagógica da Escola de
Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, na orientação da construção de uma
proposta curricular integrada. Dessa forma, perceber as vantagens de um planejamento
orientado, pautado em objetivos comuns, priorizando a colaboração pedagógica, na
construção de instrumentos que visem o melhoramento do ensino e contribua para o melhor
aprendizado dos alunos. Seus objetivos específicos foram, caracterizar a instituição escolhida,
observando fatores que colaborassem para o trabalho a ser executado; perceber a importância
de uma boa orientação por parte da gestão pedagógica de uma instituição de ensino;
diferenciar a base comum nacional da base técnica, ou curso técnico; perceber de que forma
pode acontecer a integração entre professores das disciplinas comuns e professores das
disciplinas técnicas; avaliar se a integração curricular de fato contribui para o melhoramento
do ensino-aprendizagem. Para iniciar a análise de dados, primeiramente o trabalho foi
fundamentado com assuntos como: Gestão Escolar, Gestor Pedagógico; Planejamento
Pedagógico e Formação Continuada; Currículo e Integração Curricular. Para concluir, foi
apresentado o percurso do trabalho e a análise de dados a partir de uma pesquisa qualitativa
por meio da observação direta. O resultado foi satisfatório, deixando claro a importância da
ação de planejar de forma orientada, com participação direta do gestor pedagógico,
caracterizando essa relação como positiva e necessária na construção de um currículo
integrado. O referencial teórico mais utilizado, foram livros e apostilas que tratavam do
currículo integrado na Educação Profissional e também textos reflexivos trabalhados pela
coordenação pedagógica da Escola em questão.
Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Currículo. Integração curricular.

Abstract:
This study aimed to observe the action of educational management in guiding the construction
of an integrated curriculum in a School of Integrated high school, that is, to understand how
an oriented planning, based on common goals, can really collaborate in building instruments
aimed at the improvement of education and contribute to better student learning. Its specific
objectives were to characterize the chosen institution, noting factors that collaborate for the
work to be performed; realize the importance of good guidance by the pedagogical
management of an educational institution; differentiate the national common core technical
base, or technical course; understand how it can happen to integration between teachers of
common subjects and teachers of technical subjects; assess whether the curriculum integration
actually contributes to the improvement of teaching and learning. To start the data analysis,
first the work was based issues such as: School Management, Pedagogical Manager;
Educational Planning and Continuing Education; Curriculum and Curriculum Integration;
Finally, the working path and the data analysis was made from a qualitative research through
direct observation. The result was satisfactory, making clear the importance of the action plan
in a targeted way, with direct participation of the pedagogical manager, characterizing this
relationship as positive and necessary to build an integrated curriculum.
Keywords: Management. Planning. Curriculum. Curriculum integration

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MARTINS, CAMILA GOMES. A AÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1