Este estudo teve como objetivo geral acompanhar a ação da gestão pedagógica da Escola de
Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, na orientação da construção de uma
proposta curricular integrada. Dessa forma, perceber as vantagens de um planejamento
orientado, pautado em objetivos comuns, priorizando a colaboração pedagógica, na
construção de instrumentos que visem o melhoramento do ensino e contribua para o melhor
aprendizado dos alunos. Seus objetivos específicos foram, caracterizar a instituição escolhida,
observando fatores que colaborassem para o trabalho a ser executado; perceber a importância
de uma boa orientação por parte da gestão pedagógica de uma instituição de ensino;
diferenciar a base comum nacional da base técnica, ou curso técnico; perceber de que forma
pode acontecer a integração entre professores das disciplinas comuns e professores das
disciplinas técnicas; avaliar se a integração curricular de fato contribui para o melhoramento
do ensino-aprendizagem. Para iniciar a análise de dados, primeiramente o trabalho foi
fundamentado com assuntos como: Gestão Escolar, Gestor Pedagógico; Planejamento
Pedagógico e Formação Continuada; Currículo e Integração Curricular. Para concluir, foi
apresentado o percurso do trabalho e a análise de dados a partir de uma pesquisa qualitativa
por meio da observação direta. O resultado foi satisfatório, deixando claro a importância da
ação de planejar de forma orientada, com participação direta do gestor pedagógico,
caracterizando essa relação como positiva e necessária na construção de um currículo
integrado. O referencial teórico mais utilizado, foram livros e apostilas que tratavam do
currículo integrado na Educação Profissional e também textos reflexivos trabalhados pela
coordenação pedagógica da Escola em questão.
Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Currículo. Integração curricular.