Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LIMITES E POSSIBILIDADES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL - CEARÁ

Autor(es):
COSTA, DALMÍ ANASTÁCIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho de pesquisa investigou a formação discente dos alunos de uma escola de ensino básico, em uma instituição pública municipal no Estado do Ceará, tem como objetivo analisar os fatores que limitam ou possibilitam o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, com o intuito de buscar melhor entender como atuam esses fatores, e como podem ser trabalhados para que ocorram melhorias e essas possam ser utilizadas no processo de construção do conhecimento dos alunos da escola básica, por sua vez elevando assim a qualidade do ensino que é ofertado na escola publica do ensino básico. A abordagem teórica foi embasada em trabalhos e pesquisadores que estão envolvidos no meio educacional, em que suas pesquisas estão voltadas para o ensino e a aprendizagem. Que de acordo com Oliveira (1993, p.57) defini a aprendizagem como sendo, ´´ o processo pelo qual o sujeito adquire informações, habilidades, atitudes, valores e etc. a partir do seu contato com a realidade o meio ambiente e as outras pessoas.``. A metodologia da pesquisa foi de natureza descritiva sendo sua abordagem qualitativa, que se deu por meio de um estudo de caso, sendo utilizada a aplicação de um questionário aberto. Assim as conclusões apontam que muitos são os fatores que atuam neste processo e que as mesmas não são entendias pelos alunos como relevantes, portanto a falta deste entendimento já se constitui como um fator que limita o ensino e a aprendizagem no ensino básico.

Abstract:
This research investigated the student training of students of a secondary school, in a public institution in the state of Ceará, it is to analyze the factors that limit or enable the development of teaching and learning, in order to seek better understand how to act these factors, and how they can be worked to occur improvements and these can be used in the elementary school students' knowledge of the construction process, in turn thereby raising the quality of education that is offered in the public school education basic. The theoretical approach was based on studies and researchers who are involved in the educational environment, where his research is focused on teaching and learning. That according to Oliveira (1993, p.57) define learning as,'' the process by which the subject acquires information, skills, attitudes, values, etc. from its contact with reality the environment and other pessoas.``. The research methodology was descriptive and its qualitative approach, which was through a case study and is used to apply an open questionnaire. Thus the findings show that there are many factors that influence this process and that they are not entendias by students as relevant, so the lack of this understanding already constitutes a factor limiting the teaching and learning in basic education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, DALMÍ ANASTÁCIO. LIMITES E POSSIBILIDADES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL - CEARÁ. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1