Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autor(es):
LIMA, KARLA CIBELLY ALMEIDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Esta pesquisa teve como propósito identificar a importância do coordenador pedagógico no processo de formação continuada. O estudo de campo foi realizado em uma escola da rede municipal de Quixeramobim que contempla desde a educação infantil ao 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da pesquisa foram a diretora, a coordenadora pedagógica e 08 (oito) professores, nos quais quatro eram do turno matutino e os outros quatro, eram do turno vespertino. Para coletar os dados necessários, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a observação in lócus, análise dos documentos da escola e entrevista. A questão principal no qual instigou a realização dessa pesquisa foi identificar a real importância do coordenador pedagógico frente à formação continuada do quadro docente da escola em que atua. Os resultados obtidos mostraram que o coordenador possui um papel de grande responsabilidade na escola, pois é o profissional que promove a formação em serviço dos outros professores, além de incentivar a reflexão acerca das práticas diárias e a socialização e troca de experiências entre todos da equipe. A formação continuada dentro da instituição acontece, na maioria das vezes bimestralmente com toda a equipe reunida, ou individualmente, durante os horários de planejamento dos professores, sendo que esse último, acontece de forma esporádica. Os autores utilizados para o enriquecimento do trabalho e aprofundamento do conhecimento foram: Alarcão (2008), Bruno (2007), Christov (2007), Franco (2008), Freire (2002), Imbernón (2010), Júnior (2008), Niskier (1971), Pessôa (2010), Pinto (2013), Souza (2011), Xerez (2005).
Palavras chave: Coordenador pedagógico. formação continuada. práticas pedagógicas. cotidiano escolar.

Abstract:
This research aimed to identify the importance of the pedagogical coordinator in the process of continuing education. The field study was conducted in a school municipal Quixeramobim contemplating from kindergarten to ninth (9 th) year of elementary school. The research subjects were the director, the educational coordinator and 08 (eight) teachers, in which four were the morning shift and the other four were the afternoon shift. To collect the necessary data, we use the literature, the observation in locus analysis of school documents and interview. The main issue in which instigated the realization of this research was to identify the real importance of the pedagogical front coordinator to continuing education school teaching staff in which it operates. The results showed that the coordinator has a role of great responsibility in school, it is the professional who promotes in-service training of other teachers, and encourage reflection about the daily practices and socialization and exchange of experiences among all team. The continuing education within the institution happens, most of the time every two months with all the assembled team, or individually, during teachers' planning time, and the latter happens sporadically. The authors used for job enrichment and deepening of knowledge were Alarcão (2008), Bruno (2007), Christov (2007), Franco (2008), Freire (2002), Imbernon (2010), Junior (2008), Niskier (1971), Pessôa (2010), Pinto (2013), Souza (2011), Xerez (2005).
Keywords: pedagogical coordinator; continuing education; pedagogical practices; school routine.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, KARLA CIBELLY ALMEIDA. A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1