Novas tecnologias estão cada vez mais presente na vida das pessoas,
inclusive à disposição do sistema educacional, como possibilidade e
potencialidade de mediação dos processos educacionais. Essa nova realidade,
constitui-se em um grande desafio para a escola, professores e ensino nos
tempos atuais. Existem várias pesquisas desenvolvidas sobre o uso das
tecnologias na educação. Compreendendo esse universo, o estudo avalia o
uso das novas tecnologias em um escola municipal, com ênfase no Ensino
Fundamental II. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o
assunto e explanado sobre a “era tecnológica” e o uso na educação, e por meio
da pesquisa de campo via aplicação de questionários aos professores, alunos
e escola, coletamos dados, informações e expomos para auxiliar o
embasamento das leituras e reflexões feitas. Com este trabalho, foi possível
evidenciarmos a presença de lacunas entre as realidades existentes e as
tendências educacionais aliadas ao uso das tecnologias como recurso ao
processo de ensino.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Educação. Professor.