Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS TENDO COMO FERRAMENTA A LSE

Autor(es):
MOSTACHIO, LUANA LINARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Este trabalho pretende desenvolver um programa de ensino do português para alunos surdos que tem a Libras como primeira língua, utilizando a Legendagem para Surdos e Ensurdecidos como ferramenta facilitadora nesse processo de aprendizagem. Para isso, foram feitas análises de quatro programas de ensino para o ensino da legendagem e, a partir dessas análises, criou-se um programa de ensino de um curso de 50h para alunos surdos. Deste modo, pretende-se contribuir para a perspectiva bilíngue de educação de surdos, tendo a LSE como instrumento desse processo de aprendizagem do português por parte de alunos surdos.
Palavras-chave: Legendagem para surdos e ensurdecidos. Desenvolvimento de curso. Ensino do português.

Abstract:
This work aims the development of a course syllabus, which permits the use of Subtitling for the deaf and hard-of-hearing (SDH) as a tool to teach Portuguese to those who have Brazilian Sign Language (Libras) as their first language. In order to develop said syllabus, four other syllabuses of SDH courses were analysed. Thus, this work intends to contribute to a bilingual perspective in Deaf Education using the SDH as a lever to the Portuguese learning process by deaf students. Keywords: Subtitling for the deaf and hard of hearing. Course development. Portuguese teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MOSTACHIO, LUANA LINARES. ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS TENDO COMO FERRAMENTA A LSE. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1