Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONHECIMENTO PRÉVIO E MEDIAÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE CHARGES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
ANDRADE, JOSÉ WILTON CRUZ DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo a proposição de um trabalho didático-pedagógico com o gênero textual-discursivo charge no 7º ano do Ensino Fundamental. Partimos da hipótese de que a mediação docente é fundamental para a elevação do nível de compreensão leitora dos alunos. Os níveis de compreensão de charges foram estudados observando o aspecto multimodal deste gênero e a perspectiva do Letramento. Embasaram nossa investigação a concepção dialógica da linguagem defendida por Bakhtin (2006) e o processamento do texto sob o viés do Sociocognitivismo, tratado por Custódio Filho (2011), Chiavegatto (2009) e Jou & Sperb (2006). A partir desse aporte teórico, observamos como se dá o avanço na compreensão de charges através das análises produzidas pelos alunos, informantes em nossa pesquisa, em dois momentos de interpretação leitora de charges: sem mediação e com mediação docente. A metodologia aplicada envolveu a utilização de textos verbais, multimodais e interações entre os sujeitos, objetivando o desenvolvimento do conhecimento prévio dos leitores e a consequente ampliação do nível de compreensão leitora. Constatamos que o trabalho de leitura compreensiva de charges requer a escolha adequada dos textos – a partir da consideração, entre outros aspectos, da proximidade entre o assunto da charge e o universo do aluno – e a mediação docente como suporte aos conhecimentos prévios requeridos à compreensão das charges. Os nossos informantes evidenciaram elevação do nível de compreensão após a mediação docente. É possível, portanto, elaborar estratégias que favoreçam o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos em relação a esse gênero.
Palavras-chave: Compreensão. Charge. Mediação docente.

Abstract:
This research aims to propose a didactic-pedagogic work with the textual-discursive genre cartoon in the 7th year of elementary school. We start from the hypothesis that the teacher's mediation is crucial to raising the level of reading comprehension of students. The levels of understanding of cartoons were studied observing the multimodal aspect of this genre and the prospect of literacy. Our research was based on the dialogical conception of language advocated by Bakhtin (2006) and the word processing under the bias of the Socio-cognitivism, treated by Custodio Filho (2011), Chiavegatto (2009) and Jou & Sperb (2006). From this theoretical subsidy, we see how the advance in the understanding of cartoons happens through the analyzes produced by the students, the informants in our research, in two moments of reading interpretation of cartoons: with and without the mediation of the teacher. The methodology involved the use of verbal texts, and multimodal interactions between subjects, aiming the development of prior knowledge of the readers and the consequent expansion of the level of reading comprehension. We verify that the work of comprehensive reading of cartoons requires the proper choice of texts - from the consideration, among other aspects, of the proximity between the subject of the cartoon and the universe of the student - and the teacher mediation as support to the prior knowledge required to understand the cartoons. Our informants showed increasing in the level of understanding after teacher mediation. Therefore it's possible to elaborate strategies that promote the development of the reading proficiency of students in relation to this genre.
Key-Word: Understanding. Cartoon. Teacher mediation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANDRADE, JOSÉ WILTON CRUZ DE. CONHECIMENTO PRÉVIO E MEDIAÇÃO DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE CHARGES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1