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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE TRANSPORTE: IMPLANTAÇÃO DO BILHETE ÚNICO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autor(es):
COSTA, EMANUELA GUIMARÃES BARBOSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar os reflexos decorrentes do surgimento e implantação
do atual programa utilizado no sistema integrado de transportes no Município de Fortaleza
(SIT-FOR), denominado Bilhete Único. O atual sistema foi implantado no ano de 2013 pelo
então Chefe do Poder Executivo Municipal através da Lei Municipal nº 10.024/2013. A
pesquisa foi motivada pelos crescentes problemas de mobilidade urbana enfrentados por
grande parte da população nos últimos anos em contraponto ao surgimento do Bilhete Único,
que surgiu no intuito de proporcionar melhorias e mudanças no setor de transportes e
mobilidade urbana se propondo a diminuir os percursos, os custos com a tarifa, o tempo de
espera nas paradas de ônibus e a obrigatoriedade de passar pelos terminais de integração
fechados em busca de não pagar uma nova tarifa para completar o percurso necessário ou
pretendido. Decorridos mais de dois anos da implantação do programa, a presente pesquisa de
propõe a realizar um levantamento das integrações temporais realizadas fora dos terminais de
integração fechados junto aos órgãos oficiais encarregados pelo gerenciamento e supervisão
da execução do SIT-FOR no intuito de identificar a maior demanda da população. A avaliação
foi realizada do ponto de vista retrospectivo e diante da necessidade de se definir um marco
temporal para guiar a pesquisa foi escolhido o mês de dezembro dos anos de 2013, 2014 e
2015 para se realizar o levantamento dos dados junto aos órgãos oficiais. O mês de dezembro
dos respectivos anos foi eleito para se realizar o levantamento dos dados por representar
respectivamente o período de seis meses, um e dois anos após a implantação do programa. De
forma a complementar os dados obtidos foram realizadas entrevistas junto aos usuários do
sistema de transporte público de Fortaleza no intuito de identificar as suas necessidades,
opiniões e demandas. Os resultados obtidos demonstram que a implantação do bilhete único
não foi capaz de resolver definitivamente o problema da mobilidade urbana do município e da
saturação dos terminais de integração fechados considerando que o tempo de espera nos
pontos de ônibus permanece demasiadamente longo, desestimulando o uso da integração
temporal através do uso do bilhete único, que o serviço prestado aos usuários do sistema de
transporte coletivo urbano permanece sendo prestado sem qualidade e que os veículos
transitam diariamente com uma quantidade de usuários superior a capacidade suportada em
cada veículo. Os usuários demonstraram ainda que permanecem esperando por maiores
investimentos e subsídios no sistema de transporte público com uma maior priorização do
transporte público por parte das autoridades envolvidas na prestação do serviço.
Palavras-chave: Desigualdade. Mobilidade Urbana. Políticas Públicas. Direito Social.

Abstract:
The objective of this dissertation is to analyze the effects originated from the creation and
implementation of the current program used within Fortaleza’s city Integrated Transports
system (ITS-FOR), named “Single Ticket”. The current system was implemented in 2013 by
the City Hall’s Chief Executive Office through the city law number 10.024/2013. The
research was motivated by the growing city mobility problems faced by a large sum of the
population in the past few years in counterpart of the Single Ticket program implementation,
created with the goal of promoting betterment and changes in the transport sector and urban
mobility, aiming to diminish the travel length, ticket costs, waiting time at the bus stops and
the closed integration terminals forced passage in order to avoid the purchase of a new ticket
to complete the necessary or intended route destination. After over two years of the program’s
implementation this research proposes to perform a study of the temporal integrations
occurring outside the closed integration terminals within the official departments responsible
for the management and supervision of the ITS-FOR execution with the objective of
identifying the population’s larges demands. The evaluation was performed from a
retrospective point of view and, in face of the necessity of setting a temporal starting point to
guide the research, the month of December from the years 2013, 2014 and 2015 was chosen
to perform the data gathering within the official departments. The month of December for
each respective year was chosen in order to measure the data gathering within 6 months, one
year and two year from the program's implementation. In order to complement the acquired
data several interviews with Fortaleza’s general public transport system users were conducted
aiming to identify their needs, feedback and demands. The attained results demonstrated that
the Single Ticket program implementation was not sufficient to promote a definitive solution
for the mobility problems and the closed integration terminal's saturation, considering the
average waiting time in bus stops remains excessively long, discouraging the use of time
integration through the single ticket, the collective urban transport system services remain of
poor quality and the everyday vehicles used exceed their supported transport capacities. The
users demonstrated furthermore that they are still expecting larger investments and more
public transport system subventions with the involved authorities’ higher prioritization
towards the public transportation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, EMANUELA GUIMARÃES BARBOSA. POLÍTICA DE TRANSPORTE: IMPLANTAÇÃO DO BILHETE ÚNICO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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