Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O POSICIONAMENTO TERAPÊUTICO DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO

Autor(es):
ALMEIDA, ANA KARINE FONTENELE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O posicionamento terapêutico desempenha papel fundamental na promoção da integridade esquelética, controle postural e organização sensório-motora. Diante da dificuldade em uniformizar os procedimentos necessários a um correto posicionamento torna-se necessário a elaboração de estratégias que visem educar a equipe quanto à estimulação, manipulação e posicionamento terapêutico do neonato. Objetivou-se construir e avaliar uma tecnologia educativa norteadora do posicionamento terapêutico de recém-nascidos prematuros internados em unidade de terapia intensiva neonatal com profissionais de saúde. Trata-se de um estudo de delineamento transversal com caráter descritivo de desenvolvimento metodológico e abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida nas unidades neonatais de terapia intensiva de uma maternidade pública de caráter terciário no período de junho a novembro de 2015. A escolha do tema surgiu a partir da vivência da pesquisadora e seu conteúdo foi baseado em evidências científicas atuais, sendo elaborado de acordo com as recomendações do manual técnico de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: Método Canguru, do Ministério da Saúde (BRASIL, 2013). Para avaliação do manual educativo por profissionais de saúde utilizou-se o instrumento baseado na Suitability Assessmente of Materials de acordo com estudo de Oliveira e colaboradores (2014). A pesquisa contou com a participação de 122 profissionais de saúde. Obteve-se uma avaliação satisfatória do manual educativo. Todos os profissionais de saúde fizeram avaliação positiva, demonstrando importante aceitação e empatia com o manual educativo. Conclui-se que a criação deste manual auxiliará no esclarecimento das dúvidas mais frequentes que as profissionais de saúde apresentam, proporcionando um maior conhecimento teórico para a realização de uma assistência mais contextualizada, ética e qualificada junto a esses neonatos.
Palavras-chaves: Recém-nascido prematuro. Tecnologia educacional. Posicionamento do paciente. Materiais de ensino.

Abstract:
The therapeutic positioning performs an important role for skeletal integrity, postural control and SMO (Sensorial motor organization). In the difficulty in standardizing procedures for a right positioning it becomes necessary to plan strategies to educate the team regarding the stimulation, therapeutic manipulation and positioning of the neonate. The objective was to create and evaluate a guiding educational technology for therapeutic positioning of premature infants hospitalized in neonatal intensive care units with health professionals. This is a cross-sectional design study with descriptive methodological development and quantitative approach. The research was conducted in the Neonatal Intensive Care Units of the public tertiary maternity character in the period june to november 2015. The choice of theme emerged from the experience of the researcher and its content was based on current scientific evidences, and prepared in accordance with the recommendations of the technical manual to Humanized Care for Newborn Low Birth Weight: Kangaroo Method, the Ministry of Health (BRAZIL, 2013). For evaluation of the educational manual for health professionals used the instrument based on Assessmente Suitability of Materials according to Oliveira's study and his teamworkers (2014). The research involved the participation of 122 health professionals. Obtained a satisfactory evaluation of the educational manual. All health professionals have made a positive evaluation, demonstrating important acceptance and empathy with the educational manual. It is concluded that the creation of this manual will assist in clarifying the most frequently asked questions that health professionals have, providing greater theoretical knowledge to carry out a more contextualized assistance, ethical and qualified with these neonates.
Keywords: Newborn preterm. Educational technology. Positioning the patient. Teaching materials.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, ANA KARINE FONTENELE DE. CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O POSICIONAMENTO TERAPÊUTICO DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1