Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INTELIGÊNCIA DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM GRANDES EMPRESAS

Autor(es):
JARDIM, ALEX CESAR RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Em um mercado sem fronteiras caracterizado pela acirrada competição entre as empresas, as
organizações devem tomar decisões mais pensadas estrategicamente, pois a economia
globalizada demanda mais competência e profissionalização. Diante disto indaga-se: como o
estudo de inteligência de mercado (IM) pode ser um diferencial competitivo para grandes
empresas? Será apresentado os conceitos de inteligência de mercado e planejamento
estratégico, junto com toda a evolução que estes assuntos vêm ganhando e suas importâncias
no cenário global. Trata-se de um estudo exploratório, apoiado com base em fontes
secundárias. A investigação se deu mediante pesquisa qualitativa, iniciada através de pesquisa
bibliográfica que culminou em pesquisa documental, onde se investigou em quatro estudos de
casos diferentes, exemplos de práticas adotadas por quatro empresas. As empresas
investigadas foram: Cavalcante Carvalho, a Embraer S.A., o C.E.S.A.R. e a GNC Cinemas.
Conclui-se que, de uma maneira geral, é possível perceber a influência que a Inteligência de
Mercado exerce sobre o planejamento estratégico nas organizações. Sendo, portanto, uma
ferramenta obrigatória para que as empresas possam se manter competitivas no mercado atual.

Palavras-Chave: Inteligência de Mercado; Planejamento Estratégico, Business Intelligence,

 

 

 

Abstract:
In a borderless market characterized by fierce competition among companies, organizations
must make more strategically-minded decisions, as the globalized economy demands more
competence and professionalism. In view of this, ask: how can the intelligence market (IM)
study be a competitive differential for large companies? The concepts of market intelligence
and strategic planning will be presented along with all the evolution that these subjects are
gaining and their importance in the global scenario. It is an exploratory study, supported by
secondary sources. The research was carried out through a qualitative research, initiated
through bibliographical research that culminated in documentary research, where four
different case studies, examples of practices adopted by four companies were investigated.
The companies investigated were: Cavalcante Carvalho, Embraer S.A., C.E.S.A.R. and GNC
Cinemas. It is concluded that, in a general way, it is possible to perceive the influence that the
Market Intelligence exerts on the strategic planning in the organizations. Therefore, it is a
mandatory tool for companies to remain competitive in the current market.

Keywords: Market intelligence. Strategic planning. Business Intelligence.
 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
JARDIM, ALEX CESAR RODRIGUES. A INTELIGÊNCIA DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM GRANDES EMPRESAS. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1