Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DIGESTÃO EM CONEXÃO: UMA PROPOSTA LÚDICA BASEADA NOS PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autor(es):
CASTRO, ALYSSON PEDROSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O modelo tradicional de ensino pautado na memorização e transmissão de conteúdo, ainda muito presente na prática pedagógica das escolas brasileiras, tem-se mostrado pouco atrativo aos estudantes do século XXI. Nesta perspectiva, faz-se necessário diversificar as estratégias de ensino propiciando assim um ambiente favorável à Alfabetização Científica. Esta pesquisa objetivou avaliar a eficácia de um jogo didático na aprendizagem de discentes do ensino médio de uma escola pública do Ceará. O jogo denominado “Digestão em Conexão” é composto por 125 cartas; um modelo representativo do sistema digestivo; marcadores circulares de cor vermelha com material adesivo e um dado confeccionado com material reaproveitado. As cartas do jogo foram organizadas em três grupos distintos: cartas “definição” contendo o vocabulário referente ao assunto; cartas “processo” que permitiram os alunos formularem respostas para situações cotidianas e cartas “ação” que possibilitaram a visualização e localização de órgãos e cavidades digestivas. Antes e após a prática do jogo, foi aplicado um questionário para averiguar a viabilidade da proposta e se houve aprendizagem. Os resultados sinalizaram que o jogo didático melhorou a compreensão dos discentes sobre o processo digestivo humano.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino médio. Jogos didáticos.

Abstract:
The traditional model of teaching based on the memorization and transmission of content, still very present in the pedagogical practice of Brazilian schools, has shown little appeal to the students of the 21st century. In this perspective, it is necessary to diversify teaching strategies, thus providing a favorable environment for scientific literacy. This research aimed to evaluate the effectiveness of a didactic game in the learning of high school students of a public school in Ceará. The game called "Digestion in Connection" consists of 125 letters; a representative model of the digestive system; red circular markers with adhesive material and a die made from recycled material. The game cards were organized into three distinct groups: "definition" cards containing the vocabulary relating to the subject; "process" letters that allowed students to formulate responses to everyday situations and "action" letters that enabled the visualization and localization of digestive organs and cavities. Before and after the practice of the game, a questionnaire was applied to ascertain the feasibility of the proposal and if there was learning. The results showed that the didactic game improved students' understanding of the human digestive process.
Keywords: Learning. High school. Educational games.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CASTRO, ALYSSON PEDROSA. DIGESTÃO EM CONEXÃO: UMA PROPOSTA LÚDICA BASEADA NOS PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1