O crescimento do número de alunos com deficiência visual matriculados em escolas está
impulsionando uma demanda maior pela concepção de softwares educativos acessíveis. Muito
se tem discutido sobre a importância da introdução de tecnologias móveis em atividades
conceituais e experimentais. Mais especificamente na Língua Portuguesa, o uso destes
dispositivos ainda está restrito à manipulação isolada de teclados Braille para a aprendizagem
de sua simbologia, estando escassas aplicações educacionais que os utilizem no nível
morfológico e em produção textual. Neste trabalho, será abordado o desenvolvimento do
GBraille Suite, composto por softwares focados na aprendizagem e na prática do Português
através da escrita Braille. Encontra-se desenvolvido um aplicativo acessível para a prática de
ortografia e sinonímia que utiliza gestos na tela, voz e vibrações, integrado à um teclado
Braille e inserido em uma interface de aplicativos acessível. A avaliação de usabilidade inicial
realizada com alunos com deficiência visual do ensino fundamental indica uma boa aceitação
dos aplicativos.
Palavras-chave: Softwares educativos. Acessibilidade. Deficiência visual. Língua
Portuguesa. Braille.