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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: O DISCURSO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Autor(es):
ALBUQUERQUE, RAIMUNDA INÊS DE SOUZA PEREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Analisa o discurso dos trabalhadores da saúde do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana
(HDGMM), acerca das ações formadoras para promoção e incentivo ao aleitamento materno,
adotadas como estratégia prioritária de formação profissional. O estudo foi de cunho descritivoexploratório,
com abordagem qualitativa, tendo como estratégia conhecer por meio de entrevista
semiestruturada, da observação do profissional in loco, bem como, da análise dos registros
administrativos, o universo das falas e condutas dos trabalhadores do corpo clínico do HDGMM, que
passaram pelo processo de formação em Aleitamento Materno ou participaram de outras ações
formadoras que os capacitaram para prestar informações corretas sobre a amamentação bem como
adotar práticas e rotinas que favoreçam o aleitamento materno (AM). Foram entrevistados 26
profissionais, realizadas 26 observações das práticas assistências e 20 registros administrativos
investigados. Esta amostra representa todas as categorias do corpo clínico do hospital, definida por
sorteio. O principal critério de inclusão dos trabalhadores para participar da pesquisa foi: que tenham
participado de ações formadoras em saúde no HDGMM, relacionadas a promoção e incentivo ao
aleitamento materno (AM). Com os participantes foi realizada uma entrevista semiestruturadas ao
longo de um período de dois meses, observação de suas práticas por uma semana e análise dos
registros administrativos, concomitantemente. Forma observados os aspectos éticos, em
conformidade com as normas da Resolução CNS nº 466/2012 do Ministério da Saúde, Conselho
Nacional de Saúde – pesquisa envolvendo seres humanos (BRASIL, 2012), sendo todos respeitados
em todo o percurso do estudo. Foram empregadas a análise qualitativa e a técnica de análise de
conteúdo, na modalidade temática, para auxiliar no ordenamento conceitual dos dados que foram
coletados. Este estudo proporcionou conhecer-se o universo pesquisado a partir de 05 linhas
temáticas: na primeira, surge o perfil dos sujeitos por meio de seus dados sociodemográficos e
profissionais, predominando entre os profissionais o sexo feminino, com idade de 41 a 50 anos, com
nível de pós-graduação em área específica do trabalho, exercendo de 10 a 15 anos sua atividade
profissional na instituição e atuando em AM há mais de 05 anos; a carga horária média de formação é
acima de 4 horas /aula, formação esta que teve seu maior pico no ano de 2012; a segunda aborda a
formação em aleitamento materno: concepções e ações educativas na óptica dos trabalhadores; na
terceira, a aplicação das recomendações da formação versus a prática dos trabalhadores; são
descritos na quarta o curso e os efeitos produzidos para os trabalhadores com vistas à promoção e
incentivo ao aleitamento materno; e, por último, apresentadas as alocuções dos trabalhadores: uma
análise crítica dos processos formativos em aleitamento materno. Com tais resultados advindos das
linhas temáticas descritas anteriormente, recomenda-se que os processos formativos voltados para a
promoção e incentivo ao AM devam ocorrer em caráter permanente uma vez que os sujeitos estão,
permanentemente reinterpretando, redefinindo novos sentidos e modificando comportamentos. Com
o do estudo, pode-se supor que o melhor caminho possível é a formação por meio da educação
permanente, para provocar a reflexão crítica necessária aos trabalhadores da saúde para promoção e
incentivo ao AM.
Palavras Chave: Ensino. Aleitamento Materno. Amamentação.

Abstract:
Analyzes the discourse of health workers from the District Hospital Gonzaga Mota of Messingham
(HDGMM), about forming actions to promote and encourage breastfeeding, adopted as a priority
strategy for vocational training. The study was a descriptive-exploratory, qualitative approach with the
strategy known through semi-structured interviews, observation of professional on-site, as well as the
analysis of administrative records, the universe of discourse and behavior of the employees of the
clinical staff the HDGMM, who went through the training process breastfeeding or participated in other
training actions that enabled them to provide correct information about breastfeeding and adopt
practices and routines that promote breastfeeding (BF). 26 professionals were interviewed, made 26
observations of practice assists and 20 administrative records investigated. This sample represents all
categories of the medical staff of the hospital, defined by lottery. The main criterion for inclusion of
workers to participate in the survey was: who have participated in training health actions in HDGMM,
related to promotion and encouragement of breastfeeding (BF). With one semi-structured interview
participants over a period of two months, observing their practices for a week and analysis of
administrative records, was held concurrently. Observed form the ethical aspects, in accordance with
the rules of Resolution No. 466/2012 of the CNS Ministry of Health National Health Board - research
involving humans (BRAZIL, 2012), all being respected throughout the course of the study. Qualitative
analysis and the technique of content analysis, the thematic, to assist in the conceptual ordering of the
data that were collected were employed. This study provided the know-researched from 05 thematic
lines universe: first, there is the profile of the subjects through their sociodemographic and
professional data, predominating among professional females, aged 41-50 years with postgraduate
level in a specific area of work, exercising 10-15 years his professional activity in the institution and
acting on AM for over 05 years; average workload of training is over 4 hours / class, this training had
its highest peak in the year 2012; the second addresses the training in breastfeeding: educational
conceptions and actions from the perspective of workers; the third, the implementation of the
recommendations of the practice versus training of workers; are described in the fourth course and the
effects for workers in order to promote and encourage breastfeeding; and, finally, present the
speeches of workers: a critical analysis of the formation processes of breastfeeding. With such
outcomes from the thematic lines described above, it is recommended that training processes aimed
at promoting and encouraging the PM should occur on an ongoing basis since the subjects are,
constantly reinterpreting, and redefining new meanings modifying behaviors. In the study, one can
assume that the best way possible is training through continuing education, to provoke critical
reflection necessary for health workers for promoting and encouraging AM.
Key words: Education. Breastfeeding. Breastfeeding.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALBUQUERQUE, RAIMUNDA INÊS DE SOUZA PEREIRA. FORMAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: O DISCURSO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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