Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CONSTRUÇÃO DA INTEGRAÇÃO DA MENTE, CORPO E AMBIENTE NOS FLUXOS DE VIDA (FLOWS OF LIFE) POR MEIO DE UMA CULTURA DE CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Autor(es):
FURTADO, CORA FRANKLINA DO CARMO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
No sentido de contextualizar a cultura de consumo de produtos orgânicos, foram descritos estudos
pertencentes às linhas de pesquisa da CCT (ARNOULD; THOMPSON, 2005, 2007), os aportes
teóricos intitulados de representações do eu, sistemas de produção cultural, distinção e estruturas
sociais, comunidades de consumo e ideologias e discursos de mercado (GAIÃO; LEÃO; SOUZA,
2012) nos quais a CCT sustenta sua escola. Ao avançar nos estudos para esta tese, foi encontrado
o exercício de introspecção sobre quantos yous são acessados por meio da construção de uma
cultura. (FIRAT; GOULD; STONE, 2012). Com posse desta reflexão teórica, a fenomenologia foi
tomada por base epistemológica, inspirada pela antropologia que trouxe o conceito de corpomente-
ambiente na construção de novos saberes por meio da experiência vivida nos fluxos da vida
(INGOLD, 2000, 2010, 2011) para enriquecer o processo de investigação. No sentido de melhor
compreender a cultura, o estudo investigou a seguinte problemática: como se constrói a integração
da mente, corpo e ambiente nos fluxos de vida (flows of life) por meio de uma cultura de consumo
de produtos orgânicos? A tese objetivou entender os processos de integração da mente, corpo e
ambiente nos fluxos de vida (flows of life), por meio de uma cultura de consumo de produtos
orgânicos e objetivou-se especificamente a: a) Constituir o percurso histórico do conceito de
cultura de consumo nas correntes da CCT; b) Identificar e descrever as motivações de consumo de
produtos orgânicos por meio da CCT e da ligação entre mente-corpo-ambiente; e c) Explicar
como os processos de construção da cultura de consumo de produtos orgânicos são influenciados
pela complexa integração das experiências e conhecimentos acumulados nos fluxos da vida (flows
of life). A metodologia do estudo, com base epistemológica a fenomenologia, foi qualitativa com
observação não participante e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram
analisados com o suporte do programa Atlas/ti e expostos por meio de trechos das entrevistas,
figuras e análise textuais com as discussões pertinentes. As linhas de pesquisa nas quais a CCT
sustenta sua escola (representações do eu, sistemas de produção cultural, distinção e estruturas
sociais, comunidades de consumo e ideologias e discursos de mercado) são complementares e
integradas na representação da cultura de consumo de produtos orgânicos que se desenvolvem no
fluxo de vida dos entrevistados. Foi explicado e evidenciado, por meio dos relatos de
consumidores de produtos orgânicos pesquisados que a cultura de consumo é formada a partir da
infância com alguns conceitos de saúde que os pais passam para os filhos e que as experiências e
conhecimentos acumulados contribuíram para construir novos elementos na cultura de consumo
atual. Os consumidores (re) constroem esta cultura complementando com novos elementos mais
refinados em suas vivências nos fluxos da vida que resultam em novos modos de vida. Conclui-se
que a cultura de consumo precisa olhar mais pela lente dos fluxos de vida dos consumidores para
compreender as transformações do corpo e mente que perpassam o ambiente.
Palavras-chave: Cultura integrada de consumo. Exercício da introspecção. Corpo-menteambiente.
Consumer culture theory. Fluxos da vida.

Abstract:
In order to contextualize the culture of consumption of organic products, we described studies
belonging to the CCT research lines (ARNOULD; THOMPSON, 2005, 2007), the theoretical
contributions entitled as representations of the self, cultural production systems, distinction and
social structures, communities of consumption and ideologies and market discourses (GAIÃO;
LEÃO; SOUZA, 2012), in which the CCT supports its school. In advancing the studies for this
thesis, the introspection exercise was found on how many yous are accessed through the
construction of a culture. (FIRAT; GOULD; STONE, 2012). With the possession of this
theoretical reflection, the phenomenology was taken epistemological basis inspired by the
anthropology that brought the concept of body-mind-environment relationship in the construction
of new knowledge through the experience lived in the flows of life (INGOLD, 2000, 2010, 2011)
to enrich the research process. In order to better understand the culture, the study investigated the
following problem: how is the integration of mind, body and environment in the flows of life
through a culture of consumption of organic products constructed? The thesis aimed to understand
the processes of integration of mind, body and environment in the flows of life, through a culture
of consumption of organic products, and more specifically it aimed: a) to constitute the historical
course of the concept of consumer culture in the currents of the CCT; b) to identify and describe
the motivations of consumption through CCT and mind-body-environment linkage; and c) to
explain how the processes of construction of the consumption culture of organic products are
influenced by the complex integration of experiences and knowledge accumulated in flows of life.
All these specific objectives were contextualized and studied in order to find an answer to
lifestyles with holistic tendencies. The methodology of the study, based on epistemology and
phenomenology, was qualitative with non-participant observation and semi-structured interviews.
The data were analyzed with the software called Atlas/ti and presented through excerpts from
interviews, figures and textual analysis with relevant discussions. The theoretical contributions in
which the CCT supports its school (representations of the self, cultural production systems,
distinctions and social structures, consumer communities and ideologies and market discourses)
are complementary and integrated in the representation of the consumer culture of organic
products developed in the interviewees’ life flow. It was explained and evidenced, through the
reports of consumers of organic products surveyed, that consumer culture is formed from
childhood with some health concepts passed on by the parents to their children and that
accumulated experiences and knowledge have contributed to build new elements in the current
consumer culture. Consumers (re) build this culture by complementing with new elements which
are more refined in their experiences in life flows that result in new ways of life. It was concluded
that consumer culture needs to observe more closely by the lens of life flows of the consumer to
understand the transformations of body and mind that permeates the environment.
Keywords: Integrated culture of consumption. Exercise of introspection. Body-mindenvironment.
Ecology of mind. Life flows.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
FURTADO, CORA FRANKLINA DO CARMO. A CONSTRUÇÃO DA INTEGRAÇÃO DA MENTE, CORPO E AMBIENTE NOS FLUXOS DE VIDA (FLOWS OF LIFE) POR MEIO DE UMA CULTURA DE CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 2016. 268 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1