Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONECTE-SE ADEQUADAMENTE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA PAIS DE ADOLESCENTES

Autor(es):
CARVALHO, VERÔNICA MARIA GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O uso de jogos eletrônicos é um tema vasto e de significativa importância nos dias atuais em todo o mundo. Entretanto, cada vez mais são relatadas as repercussões físicas e psicológicas na vida dos adolescentes relacionadas ao uso inadequado desses jogos. Embora não exista um consenso sobre quais sintomas melhor definem os problemas ligados a prática excessiva de jogos eletrônicos, sabe-se que este é um fenômeno global, que atinge entre 5% e 10% dos adolescentes. Nesse contexto, a busca por orientações sobre o uso dos jogos eletrônicos pelos pais/responsáveis de adolescentes, tem sido uma constante nos serviços de saúde. Esse estudo teve como objetivo principal desenvolver um aplicativo eletrônico baseado em navegador web para orientação de país/responsáveis por adolescentes sobre o uso de jogos eletrônicos. A pesquisa é do tipo metodológica, e para o seu desenvolvimento, optou-se por seguir três fases: 1) Seleção do conteúdo e construção do aplicativo; 2) Validação do conteúdo por especialistas na área do estudo e técnicos de outras áreas 3) Validação da tecnologia quanto a sua aparência com a população-alvo. Assim, após revisão integrativa de 19 artigos, foi iniciado a construção do aplicativo educativo intitulado de JECA (Jogos Eletrônicos: Conecte-se Adequadamente). O aplicativo foi dividido em nove domínios que abordam principalmente informações gerais sobre os jogos eletrônicos, patologias que podem estar associadas a um uso excessivo desses jogos, possíveis sinais/sintomas de dependência vinculada a essa prática e orientações para que o uso de jogos eletrônicos aconteça de forma saudável. Após essa etapa, a tecnologia foi submetida a validação e o índice de concordância total dos juízes da área da saúde composto por seis psicólogas foi de 99% e dos juízes de outras áreas composto por duas psicopedagogas e um técnico de informática foi de 100%. A avaliação do público-alvo por nove pais/responsáveis de adolescentes mostrou um percentual de concordância total de 96,6%. Diante dos resultados conclui-se que a tecnologia educativa teve excelente aceitação, podendo contribuir no processo de cuidado e saúde, através de orientações para país/responsáveis de adolescentes que fazem uso frequente de jogos eletrônicos.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Adolescente. Dependência tecnológica. Uso abusivo de tecnologia. Tecnologia educativa.

Abstract:
The use of electronic games is a vast and significant theme in the current days around the world. However, the physical and psychological repercussions in adolescents ' lives related to the improper use of these games are increasingly reported. Although there is no consensus on which symptoms best define the problems associated with excessive practice of electronic games, it is known that this is a global phenomenon, which reaches between 5% and 10% of adolescents. In this context, the search for guidelines on the use of electronic games by parents/guardians of adolescents, has been a constant in health services. The main purpose of this study was to develop an electronic web browser-based application for country/youth-responsible guidance on the use of electronic games. The research is of the methodological type, and for its development, it was chosen to follow three phases: 1) Selection of the content and construction of the application; 2) Validation of the content by experts in the field of study and technicians from other areas 3) validation of the technology as to its appearance with the target population. Thus, after an integrative revision of 19 articles, the construction of the educational application entitled JECA (Electronic Games: Connect Appropriately) was initiated. The application was divided into nine domains that mainly cover general information about electronic games, pathologies that may be associated with excessive use of these games, possible signs/symptoms of dependence linked to this practice and Guidelines for the use of electronic games to happen in a healthy way. After this step, the technology was subjected to validation and the total agreement index of the health care judges consisting of six psychologists was 99% and the judges of other areas consisting of two psicopedagogas and a computer technician was 100%. The evaluation of the target audience by nine parents/guardians of adolescents has shown a total agreement percentage of 96.6%. In the face of the results it is concluded that the educational technology had excellent acceptance and can contribute in the process of care and health, through guidelines for country/responsible teenagers who make frequent use of electronic games.
Keywords: Electronic games. Teenager. Technological dependence. Abusive use of technology. Educational technology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARVALHO, VERÔNICA MARIA GOMES DE. CONECTE-SE ADEQUADAMENTE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA PAIS DE ADOLESCENTES. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1