Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO DOCENTE PARA PREVENÇÃO AOS DESASTRES EM DECORRÊNCIA DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Autor(es):
CATANHO, PEDRO ANANIAS GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O trabalho em epígrafe tem sua gênese a partir da linha de pesquisa “Climatologia,
Docência e Prevenção dos Desastres Naturais”, relacionando-se com o registro dos
fenômenos físicos desencadeadores de desastres, comumente descritos como
“desastres naturais”, e suas repercussões negativas no seio da sociedade. Ao analisar
os registros de desastres nas últimas décadas verificamos que muito do que vem
ocorrendo no mundo, no Brasil e no Ceará, está intimamente ligado à desinformação
sobre as vulnerabilidades e riscos existentes em determinas áreas urbanas. Com o
intuito de disseminar tais informações mediante qualificação formal e efetiva, buscouse
verificar a possibilidade de inserir no curso de Licenciatura em Geografia a
disciplina de Gestão Integrada de Risco de Desastres. De fato, o planeta vem ao longo
dos tempos sofrendo diversas intervenções humanas, e por estas, se faz necessário
que os tratos populacionais saibam como viver e trabalhar num planeta transformado,
de modo que possam contribuir para a perpetuação de seus habitantes. Portanto, e
com fulcro nos sinistros decorrentes de eventos climáticos ocorridos no Brasil,
apresentou a seguinte indagação: é possível a inserção da disciplina de Gestão
Integrada de Risco de Desastres no ensino superior? O curso de Licenciatura em
Geografia é o que apresenta sinergia com a Gestão Integrada de Risco de Desastres
e que poderá potencializar a criação de uma cultura de prevenção frente aos desastres
naturais. Com o intuito de balizar a construção deste trabalho de pesquisa tomamos
como objetivo geral: analisar a possibilidade de inserção da Gestão Integrada de Risco
de Desastres – GIRD na matriz curricular do curso de Licenciatura em Geografia da
Universidade Estadual do Ceará. Para a consecução desta pesquisa, utilizou-se,
quanto à abordagem, a pesquisa quantitativa e qualitativa, através de uma pesquisa
de campo do tipo estruturada, com a aplicação de questionário. Ao que se refere ao
tipo de pesquisa utilizada, foi empregada a pesquisa explicativa e descritiva. Bem
como pesquisa bibliográfica e documental, como forma de fundamentar o estudo em
epígrafe. Diante do exposto, o trabalho foi dividido em cinco capítulos. Por fim
verificou-se que é pertinente a inserção da GIRD à matriz curricular do curso
supramencionado como forma de agregar valor aos docentes permitindo-lhes
disseminar estes conteúdos para criação de uma cultura de prevenção aos desastres
naturais.
Palavras chave: Formação Docente. Alterações Climáticas. Risco de Desastres.

Abstract:
The work in question has its genesis from the research line "Climatology, Teaching
and Prevention of Natural Disasters", relating to the record of the physical phenomena
that trigger disasters, commonly described as "natural disasters", and their negative
repercussions on the society. In analyzing the records of disasters in the last decades
we find that much of what has been happening in the world, in Brazil and in Ceará, is
closely linked to the disinformation about vulnerabilities and risks existing in certain
urban areas. In order to disseminate such information through formal and effective
qualification, it was sought to verify the possibility of inserting in the course of Degree
in Geography the discipline of Integrated Management of Disaster Risk. In fact, the
planet has over time suffered various human interventions, and for these, it is
necessary that the population deal with how to live and work on a transformed planet,
so that they can contribute to the perpetuation of its inhabitants. Therefore, and with
fulcrum in the claims arising from climatic events occurred in Brazil, the following
question was asked: is it possible to insert the discipline of Integrated Disaster Risk
Management in higher education? The course of Degree in Geography is the one that
presents synergy with the Integrated Management of Disaster Risk and that could
potentiate the creation of a culture of prevention against the natural disasters. In order
to base the construction of this research, we have as a general objective: to analyze
the possibility of insertion of Integrated Disaster Risk Management - GIRD in the
curricular matrix of the Degree in Geography of the State University of Ceará. For the
accomplishment of this research, the quantitative and qualitative research was used,
through a field research of the structured type, with the application of a questionnaire.
Regarding the type of research used, explanatory and descriptive research was used.
As well as bibliographical and documentary research, as a way of substantiating the
study in the epigraph. In view of the above, the work was divided into five chapters.
Finally, it was verified that it is pertinent to insert the IWRM into the curricular matrix of
the aforementioned course as a way of adding value to teachers, enabling them to
disseminate these contents to create a culture of prevention of natural disasters.
Keywords: Teacher Training. Climate Change. Risk of Disasters.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CATANHO, PEDRO ANANIAS GOMES. FORMAÇÃO DOCENTE PARA PREVENÇÃO AOS DESASTRES EM DECORRÊNCIA DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1