Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANALISE DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Autor(es):
NETO, LEONIDAS RODRIGUES BARRETO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Os livros didáticos são muito importantes, na escola pública, por ser considerado o principal material cultural que alunos possuem acesso e na maioria das vezes o principal material didático disponível na escola que são amplamente utilizados como apoio nas aulas das diversas disciplinas escolares. Ao longo da história as políticas públicas de acesso ao livro didático foram ampliadas no Brasil permitindo que atualmente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sejam traçados mecanismos para escolha do livro que deverá ser usado na escola em sala de aula em todas as instituições de ensino do país tornando o governo o maior cliente das várias editoras do país por conta da grande quantidade de livros comprados pelo governo, anteriormente os livros eram qualidade duvidosa e bastante tradicional e conteúdista marcando importantes momentos na História da educação brasileira. Nesse contexto faz necessário analisar a qualidade dos conteúdos contidos nos livros didáticos, sejam conceituais, fatuais, procedimentais e atitudinais. No caso dos livros de Geografia do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental adotados nas escolas do distrito quatro do município de Fortaleza foram feitos análise dos conteúdos relacionados à climatologia que são explorados em conexão com o principal objeto de estudo da Geografia, o espaço geográfico, de acordo com as orientações dos Planos Curriculares Nacionais (PCN’s) e futuramente pela recém-homologada Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) que orientará por meio de competência os conteúdos do ensino básico e que vão influenciar em mudanças no livro didático. Em relação aos conteúdos de climatologia objeto de análise foram constatadas algumas limitações de conteúdos em definir conceitos, pouca associação com a realidade local dos aluno(a)s, em muitas obras não deram tanta importância as mudanças climática e para o uso racional dos recursos naturais. Em relação aos professores foram constatadas por meio de pesquisas sua impressões acerca do livro didático adotado, dos conteúdos de climatologia, as dificuldades e desafios no ensino de climatologia e opiniões sobre metodologias de ensino dos conteúdos de climatologia. Entre as dificuldades estão, sobretudo, formação inicial e continuado do professor. Para finalizar o trabalho apresenta propostas metodológicas que podem ser desenvolvidas paralelamente com o livro didático abordando vários conteúdos de climatologia.
Palavras-chave: Livro didático. Climatologia. Geografia. Propostas Metodológicas.

Abstract:
The textbooks are very important in the public school because they are considered the main cultural material that students have access to and most of the time the main teaching material available in the school that are widely used as support in the classes of the various school subjects. Throughout history, public policies for access to textbooks have been expanded in Brazil, allowing the National Book of Textbooks Program (PNLD) to draw up mechanisms for choosing the book that should be used in the classroom in all institutions. teaching the country making the government the largest customer of the country's various publishers because of the large amount of books purchased by the government, previously the books were dubious quality and quite traditional and content, marking important moments in the history of Brazilian education. In this context it is necessary to analyze the quality of the content contained in the textbooks, be they conceptual, factual, procedural and attitudinal. In the case of the Geography books of the 6th year of the final years of elementary education adopted in the schools of the district four of the city of Fortaleza were made analysis of the contents related to the climatology that are explored in connection with the main object of study of Geography, the geographic space , in accordance with the guidelines of the National Curriculum Plans (NCPs) and, in the future, by the recently approved National Curricular National Base (BNCC, 2017), which will guide the content of basic education and influence changes in the textbook. In relation to the climatological contents under analysis, some limitations of contents in defining concepts were found, little association with the local reality of the students, in many works the climate changes and the rational use of natural resources were not so important . In relation to the teachers, their impressions about the textbook adopted, the contents of climatology, the difficulties and challenges in the teaching of climatology and opinions on methodologies of teaching of the contents of climatology were verified through surveys. Among the difficulties are, above all, initial and continuing teacher training. In order to finalize the work, it presents methodological proposals that can be developed in parallel with the didactic book addressing various climatological contents.
Keywords: Textbook. Climatology. Geography. Methodological Proposals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NETO, LEONIDAS RODRIGUES BARRETO. ANALISE DOS CONTEÚDOS DE CLIMATOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS. 2018. 81 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1