Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA O MANEJO E CONDUÇÃO DE IDOSOS ACAMADOS

Autor(es):
GOMES, ANA KARINE CASTELO BRANCO DE PAULA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A presença de um cuidador é relevante para proporcionar a assistência adequada e a melhora da qualidade de vida de um idoso acamado. No entanto, observamos que esses cuidadores não sabem ou apresentam dificuldades para cuidar desses pacientes. Desta forma, acredita-se que a construção e validação de uma tecnologia educativa pode ser um instrumento para promover melhor orientação aos cuidadores de idosos acamados. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma tecnologia educativa (cartilha) na busca de proporcionar uma melhor orientação aos cuidadores de idosos acamados. Trata-se de estudo metodológico realizado do mês de abril de 2016 a outubro de 2017, no município de Horizonte - CE. Foram seguidas as seguintes etapas (REBERTE, 2012): submissão ao comitê de ética; revisão integrativa dos manuais existentes para o manejo de idosos acamados; entrevistas com 12 cuidadores de idosos acamados; validação da cartilha com oito especialistas, sendo três especialistas em materiais educativos e cinco com experiência em idosos acamados ou saúde da família; validação semântica com 12 cuidadores de idosos acamados. Para a validação de conteúdo e aparência pelos juízes foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que avalia a confiabilidade de cada item; considerou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) maior ou igual a 0,75. Na revisão integrativa, foram selecionados 13 manuais, os quais contemplavam orientações relacionadas à temática interessada. Quanto à entrevista semiestruturada com os cuidadores, foi possível identificar os principais pontos abordados pelo público-alvo. As entrevistas foram transcritas e colocadas no programa NVIVO, resultando em quatro categorias: assistência ao idoso acamado, dificuldades no cuidado ao idoso acamado, trabalho multidisciplinar e repercussões para os cuidadores. A cartilha educativa mostrou-se válida pelos oito juízes quanto ao conteúdo e aparência com um IVC igual a um para todos os itens avaliados, indicando ótimo grau de concordância entre os juízes e comprovando a excelência do conteúdo e da aparência do material produzido. Com relação à validação semântica pelo público-alvo, a cartilha teve um ótimo grau de concordância e aceitação pelos cuidadores, mostrando-se assim validada pelo público-alvo. Conclui-se que a cartilha educativa representa uma ferramenta válida e confiável, com linguagem simples e aparência atraente, a qual pode servir não só para os cuidadores como também para os profissionais de saúde que compõem a atenção domiciliar, os quais são responsáveis pela assistência ao idoso acamado.
Palavras-chave: Cuidadores. Idoso. Manuais.

Abstract:
The presence of a caregiver is relevant to provide adequate care and improvement of the quality of life of a bedridden elderly person. However, we observed that these caregivers do not know or present difficulties to care for these patients. In this way, it is believed that the construction and validation of an educational technology can be an instrument to promote better guidance to the caregivers of bedridden elders. The objective of this study was to construct and validate an educational technology (primer) in the search to provide a better orientation to the caregivers of bedridden elders. This is a methodological study carried out from April 2016 to October 2017, in the municipality of Horizonte - CE. The following steps were followed (REBERTE, 2012): submission to the ethics committee; integrative review of existing manuals for the management of bedridden elderly; interviews with 12 caregivers of the elderly in bed; validation of the manual with eight specialists, three specialists in educational materials and five with experience in bedridden or family health; semantic validation with 12 bedridden elderly caregivers. For the validation of content and appearance by the judges, the Content Validity Index (IVC) was used, which evaluates the reliability of each item. The Content Validity Index (CVI) was considered to be greater than or equal to 0.75. In the integrative review, 13 manuals were selected which included guidelines related to the subject matter. As for the semi-structured interview with the caregivers, it was possible to identify the main points addressed by the target public, the interviews were transcribed and placed in the NVIVO program, resulting in four categories: care for the elderly in bed, difficulties in care for the elderly in bed, multidisciplinary work and repercussions for caregivers. The educational manual proved to be valid by the eight judges on content and appearance with an IVC equal to one for all assessed items, indicating an excellent degree of agreement among the judges, proving the excellence of the content and the appearance of the material produced. Regarding to semantic validation by the target public, the manual had a great degree of agreement and acceptance by the caregivers, thus being validated by the target audience. It is concluded that the educational manual represents a valid and reliable tool with simple language and attractive appearance, which can serve not only for the caregivers but also for the health professionals who make up home care, who are responsible for the care of the elderly bedridden.
Key-words: Caregivers. Elderly. Manual.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, ANA KARINE CASTELO BRANCO DE PAULA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA O MANEJO E CONDUÇÃO DE IDOSOS ACAMADOS. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1